Iniciado processo de implantação do Campus Paranaíba do IFMS
Anuncie Aqui
Iniciado processo de implantação do Campus Paranaíba do IFMS
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) protocolou nessa terça-feira, 23, junto ao Ministério da Educação (MEC), toda a documentação necessária para o início do processo de implantação do Campus Paranaíba, um dos novos campi previstos no plano de expansão do Governo Federal.
Nos documentos, a Prefeitura Municipal de Paranaíba demonstra a intenção de doar ao IFMS uma área de 50 mil m² para a construção da sede definitiva da instituição. Localizado na Vila Santo Antônio, às margens da BR-158, o terreno possui acesso às redes de água, energia, internet e telefonia, além de uma quadra poliesportiva coberta de 600 m², estrutura que o município também sinaliza o interesse de doar.
“A implantação do Campus Paranaíba representa um avanço para o IFMS, consolidando nossa presença em Mato Grosso do Sul. Com este novo campus, o Instituto amplia sua capacidade de atendimento e reafirma seu papel na promoção da educação profissional e tecnológica no Estado”, celebra a reitora Elaine Cassiano.
Para a instalação da sede provisória da instituição, o IFMS está em vias de formalizar um acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) para o uso compartilhado da Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, situada no centro da cidade.
“O novo campus permitirá a oferta de cursos alinhados às demandas locais. Com a colaboração da Prefeitura de Paranaíba e o apoio do Governo Federal, poderemos iniciar as operações já no segundo semestre deste ano”, prevê Fernando Silveira, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.
De acordo com o Plano de Implantação do Campus Paranaíba, que foi protocolado junto ao MEC, inicialmente serão ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados à qualificação profissional.
A partir de 2025, está previsto o início da oferta de cursos técnicos dos Eixos Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, e Recursos Naturais, todos voltados ao atendimento das necessidades locais e ao impulsionamento do desenvolvimento regional.
O Plano destaca que o novo campus atuará com foco em quatro principais áreas: Tecnologia da Informação, Agropecuária, Gestão de Negócios, e Educação. A definição dessas áreas é baseada no perfil socioeconômico regional.
A projeção da capacidade de atendimento do campus é de 1.400 estudantes, sendo que 80% das vagas serão destinadas para cursos técnicos, respondendo à demanda identificada por formação técnica na região.
Na composição do quadro de servidores da nova unidade do IFMS, estão previstos 70 docentes e 60 técnicos-administrativos em educação.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários