Terça-feira, Novembro 26, 2024
spot_img
InícioESPORTESKendry Páez x Endrick: Duelo de joias raras na Libertadores

Kendry Páez x Endrick: Duelo de joias raras na Libertadores

spot_img

No futebol, um menino se torna homem muito cedo. Adolescentes são vistos como adultos: referências de um time, uma torcida, uma nação. Exemplos para os mais jovens. Ou para os meninos da mesma idade que sonham como eles sonhavam. Na noite desta quarta-feira, às 21h30, a Libertadores viverá um encontro de dois adolescentes que passaram por esse processo de amadurecimento acelerado: Kendry Páez, equatoriano de 16 anos, e Endrick, brasileiro de 17. 

Kendry e Endrick já têm o futuro comprometido com grandes clubes da Europa. Ainda em 2023, o Chelsea pagou 20 milhões de euros para contar com a promessa equatoriana, então com 15 anos. Em 2022, o Real Madrid anunciou a contratação de Endrick, de 16 anos, em valor que no total pode chegar a 60 milhões de euros.

A promessa de encontro dos dois prodígios, em provável duelo europeu na Liga dos Campeões, ou mesmo em um Brasil x Equador, foi antecipada pelos Deuses do Futebol para acontecer ainda na América do Sul. O sorteio da fase de grupos da Libertadores colocou Independiente del Valle e Palmeiras no mesmo grupo. 

Kendry Páez chegou na academia do Independiente del Valle com apenas 11 anos. Tamanha foi a disparidade técnica para os companheiros que foi colocado no time sub-15. Foi, sempre, pulando etapas. 

Estreou no time principal em fevereiro do ano passado, com 15 anos, em partida contra o Mushuc Runa. Marcou o gol da vitória e se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol no Campeonato Equatoriano. 

Em maio do ano passado, Páez se tornou o equatoriano mais jovem a atuar na Libertadores. Em setembro, estreou pela seleção principal do Equador, segundo mais jovem a atuar pelo país e o mais jovem a dar uma assistência por La Tri. É, também, o mais jovem a disputar as Eliminatórias para a Copa. 

Até o momento, já soma 38 jogos, sete gols e duas assistências pelo Independiente del Valle. São, ainda, seis partidas e um gol com a seleção equatoriana. Um caso à parte! 

Se Páez é a grande promessa do futebol equatoriano, Endrick é, hoje, a grande revelação do futebol brasileiro. E mesmo aos 17 anos, já coleciona feitos invejáveis. 

A estreia no time principal do Palmeiras foi em outubro de 2022, goleada sobre o Coritiba, se tornando o mais jovem a atuar pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro, com 16 anos e dois meses. Foi decisivo na reta final daquele Brasileirão com dois gols contra o Athletico Paranaense e marcou ainda contra o Fortaleza (foi o segundo mais jovem a marcar no Brasileirão). Foi campeão brasileiro no primeiro ano de profissional e se tornou o campeão mais jovem da história do campeonato

No ano seguinte, Endrick seguiu batendo recordes: se tornou o segundo brasileiro mais jovem a marcar na Libertadores, com 16 anos e dez meses (atrás de Ângelo, 16 anos e três meses), e o terceiro mais jovem a alcançar a marca de dez gols em uma edição de Campeonato Brasileiro

Endrick estreou pela seleção brasileira em novembro de 2023, contra a Colômbia, derrota por 2 a 1, sob o comando de Fernando Diniz. Neste ano, com Dorival Júnior, foi destaque com gols nos amistosos contra Inglaterra, em Wembley, e Espanha, no Santiago Bernabéu. Entrou no top 4 dos mais jovens a marcar pela seleção. São quatro jogos e dois gols pelo Brasil.

Joias raras, promessas de um futuro brilhante para Brasil e Equator, Endrick e Páez irão fazer um duelo único na Libertadores nesta quarta. Quem estiver no estádio Banco Guayaquil será um privilegiado. Verá, em primeira mão, um encontro que pode marcar as próximas gerações. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img