O Cerro Porteño recebe o Fluminense na Libertadores com um objetivo: vencer pela primeira vez o rival. Um retrospecto que o Tricolor Carioca pretende defender com afinco, em uma semana turbulenta, após o afastamento de quatro nomes do elenco por indisciplina.
Com um trio conhecido no Brasil, o Cerro não vai facilitar para o clube das Laranjeiras. Edu e Eduardo Brock, jogadores com passagens pelo Cruzeiro, além do goleiro Jean, que defendeu o São Paulo anteriormente, fazem parte do elenco. O foco paraguaio é vencer mais uma, afastar o retrospecto negativo contra os cariocas e conquistar o quinto triunfo seguido na temporada.
O Fluminense entrou na Libertadores da atual temporada para defender o cinturão. Os comandados de Fernando Diniz querem manter a invencibilidade, vencer a segunda no torneio e encaminhar a classificação para as oitavas de finais da competição.
Mas, os dias recentes nas Laranjeiras têm sido conturbados. O Tricolor afastou quatro crias de Xerém por atos de indisciplina: Alexsander, Arthur, Kauã Elias e o autor do gol do título da Libertadores, John Kennedy, estão separados do elenco profissional até segunda ordem.
A temporada atual do Fluminense não anima muito os torcedores. Entre eliminação na semifinal do Carioca e início “conturbado” no Brasileirão, o clube carioca soma uma marca negativa: já são cinco partidas consecutivas sem vencer longe de seus domínios.
Mas, em casa, a história é outra. O Tricolor Carioca soma onze jogos como mandante na atual temporada, com sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Os resultados negativos foram, justamente, contra os rivais Botafogo e Flamengo.
O Cerro Porteño segue com o domínio no Paraguai. Em 16 partidas em 2024, o Club del Pueblo perdeu apenas três, empatou cinco e venceu oito e, agora, quer embalar o quinto triunfo seguido na atual temporada.
Com três velhos conhecido do torcedor brasileiro nos 11 iniciais do clube, o Cerro quer voltar a se classificar para o mata-mata da Libertadores após um ano de ausência. Em 2023, a equipe começou na fase preliminar, mas parou nos grupos, quando tinha Bolívar, Emelec e Palmeiras ao lado.
A trinca de brasileiros faz temporada modesta com a camisa do clube paraguaio. Em quinze partidas na meta paraguaia, Jean sofreu dez gols, enquanto Eduardo Brock, por sua vez, foi titular em seis oportunidades e deve estar presente no jogo desta quinta-feira (25). Por fim, o atacante Edu ainda não engrenou: em sete jogos, anotou apenas um gol e contribuiu com uma assistência.
As equipes se enfrentaram em apenas quatro oportunidades em toda a história. E, em todos os confrontos, o Fluminense jamais saiu perdedor contra o Cerro Porteño, seja no Paraguai ou no Brasil.
Os clubes já jogaram contra pela Libertadores de 2021 e pela Copa Sul-Americana de 2009. Na última oportunidade, o Tricolor Carioca eliminou os paraguaios nas oitavas da competição, mas parou na fase seguinte, contra o Barcelona.
O objetivo fluminense é seguir com o retrospecto absoluto sobre os estrangeiros. Mas, com os três brasileiros que já conhecem o clube carioca, o foco do Cerro Porteño é, de uma vez por todas, por um fim nessa história.
Fonte: Ogol
Comentários