A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Rede da Pessoa com Deficiência, realizou nesta quarta-feira (24) o evento ‘Perspectivas para o cuidado do TEA em Mato Grosso do Sul’ no Auditório Germano Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Voltado aos profissionais da saúde, o encontro promoveu o debate das práticas de cuidado para atenção às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias no estado de Mato Grosso do Sul.
Conforme a gerente da Rede da Pessoa com Deficiência da SES, Juliana Medeiros, a nova Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência visa promover e proteger a saúde da pessoa com deficiência por meio da ampliação do acesso ao cuidado integral no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
“Em articulação com as demais políticas e ações intersetoriais, a nova política contribui para a autonomia, qualidade de vida e inclusão social, e prevenir diferentes agravos à saúde em todos os ciclos de vida da pessoa com TEA”, explicou Juliana.
Compuseram o dispositivo de abertura do evento a professora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Dra. Morgana de Fátima Agostini Martins, a fonoaudióloga e professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Dra. Inesila Montenegro, o diretor Administrativo da Unimed Federação de Mato Grosso do Sul, Dr. Essi Manoel Leal, o diretor de Provimento à Saúde da Unimed Dourados, Dr. José Flavio Sette de Souza e o diretor Superintendente da Unimed Campo Grande, Sérgio Maciel Kronardt.
Os participantes também puderam assistir à apresentação cultural da Banda Down Rítmica da Associação Juliano Varela, formada por pessoas com Síndrome de Down e TEA.
‘Perspectivas para o cuidado do TEA em Mato Grosso do Sul’ é uma realização SES em parceria com Unimed Federação Mato Grosso do Sul, Unimed Campo Grande e Unimed Dourados.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Kamilla Ratier
Comentários