Depois de bom início no Brasileirão, a chave gira e o foco do Fortaleza muda. Agora, é hora de enfrentar o Boca Juniors, em jogo válido pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. Um rival que vem motivado depois de eliminar o River Plate na Copa da Liga Argentina.
Em busca da terceira vitória na fase de grupos, para manter o 100% de aproveitamento, o Leão do Pici tem um grande tabu para defender contra o clube argentino. O Xeneize, por sua vez, quer voltar a derrotar um brasileiro após dez jogos sem saber o que é vencer contra equipes do país pentacampeão mundial.
Desde a estreia em competições internacionais, o Leão do Pici ainda não sabe o que é perder para argentinos dentro de casa. Em uma história que começou em 2020, o Fortaleza manteve-se invicto contra os hermanos no Castelão .
Em todo esse tempo, foram quatro partidas: duas vitórias contra Independiente e San Lorenzo, além de dois empates contra Estudiantes e River Plate. O retrospecto completo, incluindo partidas longe do Ceará, é mais equilibrado e contabiliza oito jogos, com três triunfos, dois empates e três derrotas.
Em 2023 e 2024, foram 54 partidas como mandante, entre Copa Sul-Americana, Brasileirão, Copa do Brasil, Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. E, em todos esses confrontos, o Fortaleza saiu como perdedor em apenas oito oportunidades, tendo vencido em outras 34 chances e empatado nas demais 12.
Apesar de não viver uma das grandes temporadas da sua história, a força do Boca Juniors é inegável. São apenas três derrotas e dez vitórias, além de cinco empates, em 18 partidas na atual temporada, entre Copa da Argentina, Sul-Americana e Campeonato Argentino.
No último compromisso, o clube xeneize visitou o maior rival, o River Plate, no Monumental de Nuñez. E, em atuação maiúscula, o Boca venceu o Superclassico por 3 a 2, eliminando o adversário na Copa da Liga Argentina, nas quartas de finais.
Um aspecto que joga contra os hermanos na partida dessa quinta-feira (25) é o tabu contra os brasileiros. Há dez jogos, desde 2021, o Boca não sabe o que é vencer um clube brasileiro: são três derrotas e sete empates, além de duas eliminações na Libertadores e um vice-campeonato, esse na última temporada, contra o Fluminense.
Em toda a história contra os brasileiros, o Boca se sai positivo. O retrospecto aponta 105 partidas, com 40 vitórias, 36 empates e 29 derrotas, a maioria pela Libertadores, totalizando 66 oportunidades pela competição.
Boca Juniors e Fortaleza nunca se enfrentaram em toda a história de ambos os clubes. E, de quebra, em 2024 as equipes serão colocadas frente a frente em pelo menos duas oportunidades, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Embalado pela boa fase no Brasileirão, o Leão do Pici não terá trabalho fácil, mas promete dificultar a vida dos argentinos. O Xeneize, por sua vez, quer afastar a “paternidade” recente dos brasileiros.
Fonte: Ogol
Comentários