Na ausência de Lula, Mauro Vieira participa dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante posse de Mauro Vieira como Ministro de Estado das Relações Exteriores.

Mauro Vieira vai se encontrar com o ministro do Estado e dos Negócios de Portugal, Paulo Rangel, para discutir temas da agenda bilateral, regional e multilateral.

O ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, vai representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Lisboa, nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), durante os eventos de celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de abril de 1974. Em uma nota, o Itamaraty comentou a importância deste “período em que o país derrotou o fascismo”.

“Os eventos de 25 de abril de 1974 marcaram o início da redemocratização de Portugal, período em que o país derrotou o fascismo e reconheceu o direito à autodeterminação de todos os povos. A Revolução dos Cravos legou a Portugal um sistema político plural e inclusivo, voltado à construção de uma sociedade livre, justa e democrática”, diz a declaração.

Durante a visita, Mauro Vieira vai se encontrar com o ministro do Estado e dos Negócios de Portugal, Paulo Rangel. Na conversa, eles vão repassar temas da agenda bilateral, regional e multilateral, de acordo com a agenda oficial.

Segundo o Itamaraty, Portugal é um importante parceiro comercial do Brasil na Europa, com fluxo de comércio de US$ 4,7 bilhões em 2023, com superávit de US$ 2,7 bilhões para o Brasil. Atualmente, mais de 400 mil brasileiros residem em Portugal. “As relações Brasil-Portugal têm natureza única, pela história compartilhada pelos dois povos”, afirmou.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários