Ainda sem prazo para operar, aeroporto de Dourados será repassado à iniciativa privada
Anuncie Aqui
A decisão foi anunciada pelo prefeito Alan Guedes, que destacou a necessidade de uma gestão mais profissional para o aeroporto.
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, será repassado à iniciativa privada, segundo anunciou o prefeito Alan Guedes. Ainda sem prazo exato para começar a operar, a expectativa é que o anúncio oficial do repasse seja realizado na próxima semana.
“Não é o município que vai tocar mais o Aeroporto. Nós já tomamos essa decisão e o aeroporto será terceirizado. Hoje, a prefeitura cuida desde o canal de inspeção, balizamento, entre outras coisas. Os trâmites estão acontecendo e vamos entregar a uma empresa, para que ela possa fazer essa gestão do dia a dia do aeroporto”, disse o prefeito.
O aeroporto está fechado para obras na pista desde maio de 2021. Os trabalhos, realizados pelo 9º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, estão em fase final após quase três anos. Após a entrega da obra, a parte de homologação ficará a cargo da administração municipal. Uma vez liberado para a operação, o aeroporto estará sob a responsabilidade da empresa que ganhar a concessão.
O prefeito Alan Guedes destacou que a prefeitura não deve gerir o aeroporto no dia a dia. “É melhor fiscalizarmos o contrato [com a empresa] do que gerir o aeroporto. Hoje, a robusteza da obra nos faz ter um olhar mais profissional [para o aeroporto]. A gente prefere entregar isso para uma empresa que tenha experiência e pessoal para isso. Porque, se um desses novos equipamentos ali chega a queimar, para a prefeitura licitar, demora. Se tem uma empresa preparada, dá mais agilidade na resolução de eventuais problemas”, finalizou.
O Aeroporto de Dourados também é um dos locais estudados pelo Governo do Estado para repassar à iniciativa privada. Nos próximos dias, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) deve abrir o processo licitatório para a construção de um novo terminal de passageiros. Durante esse período, o prédio antigo continuará operando normalmente.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários