Padronização de uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho para internos
Anuncie Aqui
A medida faz parte de um projeto da Agepen para uniformizar a vestimenta dos internos em todos os estabelecimentos prisionais.
O Presídio de Trânsito (Ptran), uma das maiores unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, implementou a uniformização na vestimenta de seus internos desde o início deste mês. A medida faz parte de um projeto da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para uniformizar a vestimenta dos internos em todos os estabelecimentos prisionais.
A implementação dos uniformes contribui não só para a salubridade da unidade penal, mas também para a segurança. Com a redução do número de roupas dentro das celas, torna-se mais fácil o controle e a realização de revistas, proporcionando melhores resultados e garantindo um ambiente mais controlado e seguro.
Os uniformes dos internos do Ptran são na cor laranja, conforme regulamentação estabelecida pela Agepen. Além disso, a direção do estabelecimento penal criou um padrão para diferenciar os reeducandos que trabalham em serviços de apoio à administração e necessitam circular por alguns pontos da unidade. Para esses, durante o período de trabalho, a vestimenta é na cor azul.
Inicialmente, a Agepen forneceu tecido para a confecção das peças na Penitenciária Gameleira II, totalizando a entrega de 500 uniformes ao Presídio de Trânsito. No entanto, uma nova etapa foi iniciada pela direção do Ptran, com a implantação de uma oficina de costura dentro da unidade, permitindo a produção dos uniformes pelos próprios custodiados.
“Com a iniciativa de aproveitar recursos internos, como a montagem da oficina de costura, estamos não só garantindo a produção dos uniformes, mas também criando mais vagas de trabalho dentro da unidade, além de capacitá-los no ramo de confecção”, destacou o diretor do Ptran, Pedro Paulo Prieto. Esta iniciativa representa um passo importante na melhoria das condições de segurança e gestão nas unidades prisionais do estado.
Keila de Oliveira, Agepen
Fotos: Agepen-MS
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários