Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Entendendo o Transtorno de Ansiedade e o (TAG) em crianças e adolescentes

30/04/2024 às 09:30
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Entendendo o Transtorno de Ansiedade e o (TAG) em crianças e adolescentes

A Psicoterapeuta, mestre em Psicologia, Dra. Luciane Sperafico explica um pouco mais sobre o Transtorno de Ansiedade e o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), na infância e adolescência, que atualmente é um problema muito comum, porém poucos são os que procuram tratamento.

Estima-se que 1 em casa 8 crianças sofram com algum tipo de ansiedade. Nem sempre chega a ser patológico, claro: apenas 28% dos casos entram nessa categoria. “Quando a criança está mudando o comportamento habitual: tem o padrão de sono alterado, começa a se queixar de barriga, dor de cabeça, cansaço, não tem ânimo para ir para aula, fica sempre irritada pode ser um sinal Se vira algo persistente, é preciso pensar se é a criança que está ficando ansiosa”. O transtorno de ansiedade geralmente afeta crianças e adolescentes em idade escolar. 

As crianças e adolescentes com ansiedade generalizada têm dificuldade em “desligar” as preocupações, o que leva à dificuldade de concentração, aprendizagem e participação em situações sociais. Algumas delas podem ser inseguras e frequentemente buscar segurança, enquanto outras podem ser constrangidas, duvidar de si mesmas ou excessivamente preocupadas em atender às expectativas de outras pessoas. 

Apresentam também em alguns casos, preocupações persistentes, excessivas e irrealistas que não estão focadas em um objeto ou situação específica, uma criança ou um adolescente pode preocupar-se excessivamente com o seu desempenho na escola ou em atividades como desporto, com a segurança pessoal e dos membros da família, ou com desastres naturais.
                       

Entendendo alguns sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG):

As crianças e adolescentes com TAG apresentam preocupações freqüentes e difíceis de controlar com relação a diferentes aspectos da vida. Elas estão a todo o tempo imaginando possíveis perigos (“E se não der certo? E se eu não for capaz? E se acontecer isto? E se acontecer aquilo?”) E precisam de reafirmação constante (“Você tem certeza de que minha lição de casa está certa?”) São comumente descritas como inseguras e perfeccionistas. Elas tendem a se preocupar com muitas coisas, tais como:

*Desempenho escolar;
*Fazer as coisas com perfeição;
*Opinião das pessoas a respeito delas;
*Catástrofes mundiais (desastres, doenças, guerras, fenômenos climáticos);
*Doenças (contrair AIDS, gripe suína, Covid, padecer de câncer);
*Segurança e bem-estar dos entes queridos (família, amigos, animais de estimação);
*Segurança ou dano (roubo, acidente, morte);
*Finanças da família;
*Situações do dia-a-dia (o que vestir, para onde ir);

Os medos são comuns na infância e geralmente são superados à medida que a criança amadurece. Para algumas crianças e adolescentes, entretanto, os medos podem se tornar graves. Se o medo for excessivo e persistente, pode ser uma fobia ou um medo intenso e irracional de um objeto ou situação específica.

As fobias diferem dos medos habituais porque não diminuem com a segurança e interferem na vida da criança. As crianças podem desenvolver fobias já aos cinco anos. Fobias específicas geralmente envolvem animais, insetos, altura, trovões, direção, procedimentos odontológicos ou médicos e elevadores.

Transtorno de Ansiedade Social (ou Fobia Social): Uma criança ou um adolescente com transtorno de ansiedade social experimenta muita preocupação e temor ao interagir com outras pessoas e fica ansiosa quando é (ou pensa que é) o centro das atenções. Elas têm um forte medo de se sentir constrangida e de que outras pessoas pensem mal dela. Aflige-se com coisas simples, como vestir a “roupa errada” ou falar algo inapropriado.

Crianças ou adolescentes com transtorno de ansiedade social podem evitar diversas circunstâncias, dentre elas:
*Conversar com colegas ou adultos;
*Ir a eventos sociais como festas de aniversário;
*Falar ao telefone;
*Fazer apresentações em público;
*Freqüentar a escola;
*Comer em público;
*Usar banheiros públicos;
* Adolescentes podem temer encontros e eventos recreativos, por exemplo, mas podem sentir-se confiantes em ambientes académicos e profissionais.

Crianças e adolescentes com fobia social normalmente evitam as situações que temem ficando em casa e não indo à escola ou evitando festas, por exemplo. Embora a condição possa ocorrer em crianças a partir dos quatro anos de idade, porém é mais comum entre adolescentes. A idade média de início é aos 13 anos.

Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, e crianças e adolescentes costumam ter mais de um de cada vez. Se seu filho estiver apresentando sintomas de ansiedade como preocupação excessiva, dificuldade de concentração ou ficar facilmente angustiado ou agitado, agende sua consulta que podemos te ajudar a diagnosticar a condição e recomendar tratamento para aliviar seus sintomas.

Atendimento presencial e online com crianças, adolescentes e adultos

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO / PSICOLOGIA/ NEUROPSICOLOGIA/ COACH VOCACIONAL & CARREIRA /HIPNOSE CLÍNICA
Os contatos: (67)999548716 – Clínica Cenaipp

Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
 

Facebook- Instagran @Cenaipp

“Sobre a Profissional- Dra. LUCIANE SPERAFICO”
*Doutora em Educação com ênfase nos Transtornos de Aprendizagem
*Mestre em Psicologia com ênfase em Psicoterapia clínica
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Pedagoga 
* Neuropedagoga e Consultora em Aprendizagem 
*Especialista Em Educação Especial com ênfase em Transtornos de Aprendizagem e TDAH
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira & Orientadora Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva 
*Formação Master de Positive Educator, Trainer & Speaker- POETS
*Formação em Terapia do Esquema com adolescentes e adultos
*Hipnoterapeuta clínica
*Atualização em ACT- Trainer e Mindfulness
*Estágio Clínico em Avaliação e Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem (QUALCONSOANTE- Lisboa Portugal)
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias