Vinícius Júnior voltou a crescer no mata-mata da Champions e, com dois gols nesta terça-feira, ajudou o Real Madrid a arrancar um empate em 2 a 2 contra o Bayern, na Allianz Arena. O brasileiro é o jogador mais decisivo no torneio desde a temporada 2021/22.
Desde a citada temporada, nenhum jogador participou de mais gols na Champions que Vini: são 32 jogos, com 31 participações diretas em gol: 16 gols e 15 assistências. Quem mais se aproxima é Mbappé, com 28 participações (21 gols e 7 assistência). O craque francês tenta encostar no brasileiro amanhã, contra o Borussia Dortmund, na outra semifinal.
Jogadores como Haaland (21 gols e 2 assistências), Salah (16 gols e 4 assistências), Karim Benzema (15 gols e 2 assistências), Robert Lewandowski (13 gols e 3 assistências), Griezmann (11 gols e 4 assistências) e Kevin De Bruyne (6 gols e 9 assistências) também ficaram para trás.
Se falarmos em desempenho apenas no mata-mata, novamente a partir de 21/22, Vini cresce, com 17 participações diretas em gol em 18 jogos (8 gols e 9 assistências). No total, 62% dos gols e 60% das assistências de Vini na Champions foram no mata-mata. Mbbapé fez 41% de seus gols e deu 13% de suas assistências em mata-mata, como comparativo.
Com os gols contra o Bayern, Vini Jr. se tornou o primeiro jogador brasileiro a marcar quatro gols em semifinais de Champions. Élber, Kaká, Neymar e Lucas Moura marcaram três gols. O atacante do Real Madrid, com 20 gols, superou Ronaldinho Gaúcho e Juninho Pernambucano e se igualou a Rodrygo no top 10 dos brasileiros com mais gols na Champions.
Vini se igualou a Rodrygo na nona colocação entre os jogadores do Real Madrid com mais gols na Champions: são 20 gols de cada. Apenas um sul-americano supera ambos: Di Stéfano, em quarto, com 49 gols.
49 gols também é o número de tentos que o argentino anotou ao lado de Ferenc Puskás, seu companheiro histórico de ataque nas décadas de 1950 e 1960 no Santiago Bernabéu. Rodrygo e Vini estão ainda mais longe, como dupla de ataque, de Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, que doutrinaram na Champions com a camisa blanca por praticamente uma década.
Ronaldo e Benzema, de 2009 a 2018, fizeram 79 jogos de Champions juntos. Os dois participaram diretamente de 169 gols (média de 2,1 gol/jogo): CR7 somou 87 gols e deu 25 assistências, enquanto Benzema marcou 41 vezes e contribuiu com 16 assistências.
Ainda assim, os brasileiros somam números expressivos. Ambos fizeram juntos 44 jogos na Champions, e participaram diretamente de 56 gols: Vini marcou 20 e assistiu 13 e Rodrygo marcou 16 e assistiu em 7 (Rodrygo ainda marcou outros quatro em partidas que não contaram com Vini).
Maior dupla brasileira do torneio? O tempo dirá. Já que ainda há muita história para ser escrita. O próximo capítulo será na próxima quarta, no Santiago Bernabéu, contra o Bayern, e vale vaga na final.
Fonte: Ogol
Comentários