Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
CIDADES

Combate a incêndios florestais, monitoramento e ações preventivas marcam atuação dos bombeiros em biomas de MS

02/05/2024 às 11:41
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul registra ações de combate e monitoramento de incêndios florestais em seu primeiro mês de preparação para a temporada de 2024.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul intensificou suas ações de prevenção e preparação para a temporada de incêndios florestais de 2024. No primeiro mês de atuação, os bombeiros registraram ações de combate em Naviraí e monitoramento no Pantanal.

A situação climática no Estado, caracterizada por chuvas abaixo da média desde o final de 2023 e seca, intensifica a ocorrência de incêndios florestais. Para atuar de forma preventiva e reduzir a quantidade de biomassa que pode servir como combustível para o fogo, foi realizado um trabalho de queima controlada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

No parque, localizado na região oeste do Estado, os bombeiros realizaram uma queima controlada em uma área de 150 hectares durante todo o mês passado, iniciada no dia 11 de abril. No entanto, após a ocorrência de um grande incêndio na rodovia BR-487 no sábado, 27 de abril, os militares passaram a combater o fogo na área. Na segunda-feira, 29 de abril, o Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS lançou mais de 34,1 mil litros de água com a aeronave Air Tractor.

O incêndio atingiu aproximadamente 300 hectares da região, que é monitorada localmente e também na sala de situação do comando de incidentes da Diretoria de Proteção Ambiental, localizada em Campo Grande.

O Corpo de Bombeiros também está monitorando um grande incêndio no Pantanal, próximo à divisa com o Mato Grosso. As chamas no estado vizinho foram identificadas por satélite pela Diretoria de Proteção Ambiental no domingo, 28 de abril.

Ontem, 1° de maio, foi realizado um voo de reconhecimento que detectou que as chamas não se espalharam para o Mato Grosso do Sul. No entanto, uma guarnição foi enviada para a área, que é de difícil acesso, para conter qualquer avanço do fogo.

Para manter as ações preventivas, também serão realizadas queimas controladas no Parque Estadual Pantanal do Rio Negro e no Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari.

Desde o início da fase de prevenção e preparação para a temporada de incêndios florestais deste ano, há um mês, no dia 2 de abril, foram realizadas 470 ações, incluindo formação de brigadas, resgate de animais, ações educativas em escolas, aceiros, manutenção de vias e pontes, visitas e vistorias técnicas em fazendas e comunidades locais.

No mesmo período, foram realizadas sete queimas controladas e dois combates diretos, entre outras ações necessárias para apoio, manutenção e teste de equipamentos, viaturas e militares. Mais de 10,2 mil quilômetros foram percorridos nas ações preventivas, com orientações a mais de 1 mil crianças e adolescentes.

Atualmente, 37 bombeiros militares atuam exclusivamente nas ações de combate aos incêndios florestais no Estado.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Corpo de Bombeiros

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias