Apesar do título e do acesso antecipado do Leicester, a Championship entra na sua rodada final com vagas a serem decididas. Além da briga contra o rebaixamento para a Terceira Divisão, a parte de cima da tabela promete uma disputa intensa entre cinco clubes que ainda sonham com as vagas nos playoffs ou o sonho do acesso direto. Todos os jogos da rodada ocorrem simultaneamente no sábado, às 8h30, horário de Brasília.
Desde a penúltima rodada, o Leicester é o único com a vaga assegurada na elite inglesa para a próxima temporada. Sob a liderança de Vardy, os Foxes cumprem tabela na última rodada recebendo o Blackburn Rovers, que ainda luta contra uma remota chance de rebaixamento.
A principal disputa fica pela última vaga direta para o acesso. O Ipswich Town depende apenas das próprias forças para confirmar a segunda posição na tabela e retornar à Premier League depois de 22 anos. Os Tractor Boys recebem o Huddersfield Town, virtualmente rebaixado, e precisam apenas de um empate para garantir o vice-campeonato e a vaga direta.
Também na disputa pelo acesso direto, o Leeds ainda nutre a esperança de ultrapassar o Ipswich na última rodada. Com três pontos de desvantagem, o time comandado pelo alemão Daniel Farke precisa vencer o Southampton, que já está classificado para os playoffs, e contar com uma derrota do vice-líder.
Além do Southampton e Leeds ou Ipswich, os playoffs da Championship ainda têm espaço para mais duas equipes. O Norwich, com o brasileiro Gabriel Sara em grande fase, é o candidato mais próximo de avançar para a disputa final. Os Canários visitam o Birmingham na última rodada e dependem apenas de um empate para seguir com o sonho vivo de voltar à elite.
O West Bromwich também depende das suas próprias forças para manter as chances acesas. Em sexto com 72 pontos, os Baggies enfrentam o Preston North End e, com um empate ou com um tropeço do Hull City, confirmam a última vaga nos playoffs.
A situação mais delicada é justamente do Hull City. Longe da Premier League desde 2017, os Tigers precisam vencer o Plymouth Argyle, à beira da zona do rebaixamento, e torcer por derrota de West Bromwich ou Norwich.
Na parte de baixo da tabela, apenas o Rotherham está matematicamente rebaixado para a League One. Entretanto, o Huddersfield, inevitavelmente, fará companhia ao lanterna Championship. Isto porque, para se livrar da queda, a equipe precisa vencer o Ipswich, contar com resultados paralelos e tirar uma diferença de 15 gols de saldo.
Sendo assim, há somente uma vaga em aberto para a terceira divisão inglesa, aquela vaga que ninguém quer. A rodada decisiva começa com o Birmingham ocupando a 22ª colocação, com 47 pontos. Para se livrar do Z3, o time terá que bater o Norwich e contar com o tropeço de Plymouth ou Sheffield Wednesday.
Por outro lado, o Plymouth depende apenas de uma vitória para evitar a queda e encara o Hull City na última rodada. Enquanto o Sheffield, que enfrenta o Sunderland, necessita somente de um empate.
VEJA A TABELA COMPLETA E O CLASSIFICAÇÃO DETALHADA
Fonte: Ogol
Comentários