Lionel Messi criou o hábito de quebrar marcas históricas. Mesmo na reta final da carreira e distante dos holofotes do futebol mais competitivo, o argentino segue colecionando atuações memoráveis. Desta vez, o craque somou seis contribuições diretas em gols em uma mesma partida, na goleada por 6 a 2 sobre o NY Red Bulls, algo inédito na carreira.
Foram cinco passes a gol do camisa 10. Messi nunca havia conseguido sequer quatro assistências em uma mesma partida até aqui, por clubes ou seleção. Três desses passes, por sinal, foram para o antigo companheiro Luís Suárez, que retribuiu com a assistência para o gol solitário do argentino.
O baile do Inter Miami ainda teve a participação de outro ex-Barcelona, Sergio Busquets, além de destaque também para Matías Rojas, ex-Corinthians. O paraguaio, saído do banco, foi autor dos outros dois gols da partida.
Que o nível da MLS é bem abaixo do que estava acostumado Messi, todos sabiam. Mas o argentino caminha para o fim da carreira e havia dúvidas sobre como conseguiria contribuir em um time com elenco limitado. A resposta inicial foi positiva com o título da Leagues Cup na primeira temporada. Mas a diferença técnica tem sido ainda mais evidente no segundo ano.
No grupo leste da MLS, o Inter Miami lidera, com 24 pontos em 12 jogos. Não perdeu nenhum dos jogos em que esteve com Messi em campo. Algo impensável em 2023, quando acabou na vice-lanterna, com o argentino participando de apenas seis partidas.
A média de Messi é assustadora. Nos oito jogos disputados até aqui na MLS, sete como titular, o argentino anotou 10 gols e distribuiu nove assistências: é o líder nos dois quesitos, e com 2,4 participações em gol por jogo.
Fora o próprio Inter Miami, com contribuição de Messi, nenhum outro clube da MLS tem média de gols superior a 2 por jogo.
Antes do jogo contra o NY Red Bulls, Messi tinha como melhor marca pessoal a contribuição em cinco gols em uma partida. Algo que tinha acontecido apenas cinco vezes, quatro pelo Barcelona e uma pela seleção argentina.
Por duas vezes, Messi anotou cinco gols em uma partida. A última vez foi em 2022, contra a Estônia, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo. Pelo Barcelona, em uma das mais emblemáticas atuações do craque, a vítima foi o Bayer Leverkusen em 2012.
A temporada 2011/12 foi a mais marcante em números pessoais de Messi. Foram 73 gols marcados. Contra o Mallorca, anotou quatro, com mais uma assistência na goleada por 5 a 0. O Osasuna sofreu três gols do argentino, com mais duas assistências na conta, na derrota por 8 a 0. O placar de 8 a 0 foi o mesmo de Barcelona e Almería, em 2010, com três gols e duas assistências de Messi.
Com o Inter Miami, Messi quebra mais uma marca pessoal. Perto de completar 37 anos, o argentino mostra que ainda tem fôlego para fazer mais história.
Fonte: Ogol
Comentários