Após empatar nas primeiras três rodadas da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro entrou em campo na noite desta terça-feira, 7, para enfrentar o Alianza, na Colômbia. O início não foi tão promissor, mas o time mineiro conseguiu se impor e dominou até o apito final confirmar o 3 a 0. Lucas Silva, Arthur Gomes e Rafael Elias marcaram os gols do jogo.
O Cruzeiro agora é o segundo colocado do Grupo B da Copa Sul-Americana, com 6 pontos. A liderança é da Universidad Catolica (do Equador), que tem 7 pontos e um jogo a menos. Unión La Calera tem 4, e Alianza soma apenas 1 ponto.
O Cruzeiro fez questão de ir para cima logo cedo, subindo as linhas de marcação e já pressionando. Teve uma ótima chegada aos 5, quando Barreal cobrou falta da esquerda, Zé Ivaldo apareceu para finalizar e por pouco não acertou o alvo. Mas quem acertou o alvo pela primeira vez foi Muñoz, atacante do Alianza, que abriu espaço na direita, soltou a pancada de canhota e fez o goleiro Anderson trabalhar.
O time brasileiro seguiu tentando assumir o protagonismo, acelerando bastante o jogo pelo lado. Matheus Pereira apareceu duas vezes como finalizador após jogadas de Barreal e Arthur Gomes, mas não foi bem. Do outro lado, o Alianza não quis saber de ficar retrancado e duelo pela bola, mantendo posse até mesmo maior por um bom tempo e trocando mais passes.
O Cruzeiro só voltou a assustar aos 24, quando Arthur Gomes recebeu pela ponta esquerda, cortou para o meio e bateu colocado. A bola tirou tinta da trave. A resposta do Alianza foi imediata, com Battala, que recebeu na área, bateu forte e parou em grande defesa de Anderson. As boas chances seguidas foram raridade em um duelo mais travado, com chutes de longe e que pouco levaram perigo.
Os espaços foram surgindo para o Cruzeiro, que passou a ficar mais com a bola na reta final do primeiro tempo e aumentou sua produção ofensiva. Aos 36, ficou no quase, quando Marlon recebeu dentro da área, bateu forte e acertou o lado de fora da rede. Então aos 41, Matheus Pereira teve liberdade pela esquerda, bateu cruzado para o meio e Lucas Silva apareceu livre na segunda trave para completar para o gol vazio e abrir o placar.
O segundo tempo já começou perfeito para o Cruzeiro, com bola na rede. Aos 4, Rafa Silva ganhou uma dividida no ataque, arrancou, passou por dois defensores, mas acabou travado já dentro da área. A sobra foi de Arthur Gomes, que bateu de primeira e colocou no cantinho para ampliar. Os primeiros minutos da segunda etapa seguiram dominados pela time mineiro, sem chance de reação aos mandantes.
O Cruzeiro definitivamente se encontrou em campo e passou a controlar completamente a partida, ficando com a bola e sem sofrer finalizações do Alianza, cada vez mais inofensivo. O terceiro gol por pouco não saiu aos 23, quando Matheus Pereira começou a jogada, tabelou com Rafa Silva e soltou a pancada. Faltou um pouco de sorte ao meia e a bola saiu tirando tinta da trave.
O cenário do jogo seguiu mesmo e nem mesmo as substituições na segunda etapa fizeram o Alianza sequer esboçar uma reação dentro de casa. Do lado brasileiro, o Cruzeiro diminuiu seu ímpeto ofensivo, com foco maior em segurar o resultado. Ainda seguiu criando e novamente ficou no quase. Aos 33, Lucas Silva teve liberdade na entrada da área, buscou o cantinho em chute rasteiro, mas o goleiro espalmou antes da bola bater na trave.
Na reta final, o Cruzeiro não fez nenhuma questão de acelerar e o sentimento dos dois lados era de jogo resolvido. A troca de passes foi lenta, majoritariamente na intermediária e sem forçar novas jogadas de ataque. Nos acréscimos ainda deu tempo de marcar mais uma vez. Aos 48, Rafael Elias roubou a bola no ataque, decidiu arriscar de fora da área e contou com desvio para fazer um belo gol e fechar a vitória.
Fonte: Ogol
Comentários