A população de Mato Grosso do Sul se mobiliza para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A população de Mato Grosso do Sul está se mobilizando para ajudar as vítimas do pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul. Todas as escolas da Rede Estadual e unidades das forças de segurança estadual, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, além de Albano Franco e o Edifício da Fiems, serão transformados em postos de arrecadação.
A partir desta terça-feira (7), poderão ser doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, água mineral, roupas de cama e banho, e roupas e calçados em bom estado.
O governador Eduardo Riedel explicou que a ação tem como objetivo aliviar o sofrimento dos gaúchos. “Estamos mobilizando a sociedade, juntamente com atores da iniciativa privada, para a campanha ‘MS pela Vida, Unidos pelo Rio Grande do Sul’, onde cada cidadão sul-mato-grossense que desejar poderá contribuir”, disse.
Mato Grosso do Sul é um dos estados que enviou militares, além de um helicóptero da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para socorrer as vítimas da enchente.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que essa é uma tragédia sem precedentes e que toda ajuda é bem-vinda. “São centenas de milhares de pessoas que perderam tudo, mais de uma centena de mortes até agora, e muitas pessoas ainda precisam ser resgatadas nos tetos de suas casas. Cada doação, por menor que pareça, quando somada às outras, pode se tornar o muito que eles precisam. As doações são fundamentais para amenizar esse primeiro momento”.
A campanha de doação “MS pela Vida, Unidos pelo Rio Grande do Sul” é organizada pelo Governo do Estado, Sistema Fiems e pela Energisa, com apoio da Viação Cruzeiro do Sul e da Vitlog Transportes.
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que atuam desde a última sexta-feira (03) nas cidades gaúchas de São Leopoldo e Canoas, já resgataram mais de 900 pessoas e aproximadamente 200 animais.
Com mais de dois dias de atuação em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, os bombeiros de MS estão divididos em três equipes para atender diferentes regiões desde às 23h de sábado (4), e já resgataram 154 pessoas e 193 animais.
A aeronave da CGPA, que faz parte da Sejusp, esteve envolvida em operações de resgate de pessoas ilhadas e no transporte de 700 kg de medicamentos para cidades do interior do Rio Grande do Sul. O helicóptero partiu de Campo Grande (MS) no fim de semana e realizou o resgate de cerca de 450 pessoas ontem (5) e outras 300 na segunda-feira (6).
Comentários