Em um duelo polêmico, repleto de longas análises do VAR, o Botafogo mostrou sua já característica intensidade e conseguiu vencer a LDU, por 2 a 1, no Nilton Santos, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. O Alvinegro saiu na frente no primeiro tempo com Hugo, viu o adversário empatar, mas na segunda etapa Júnior Santos foi novamente herói.
O Botafogo se recuperou após duas derrotas nas rodadas iniciais e já está no topo do embolado grupo. O Alvinegro soma 6 pontos e fica no segundo lugar, atrás do Junior Barranquilla apenas no saldo de gols. O Universitario tem 5 pontos, enquando a LDU fica com 4. Restam duas rodadas.
O Botafogo mostra a LDU que seria dominante e incisivo dentro de casa desde o primeiro minuto, com a velocidade do seu ataque logo funcionando. A primeira chance clara foi aos 3, quando Júnior Santos foi lançado por Damián Suárez, ficou cara a cara com Domínguez, mas chutou em cima do goleiro. A imposição seguiu e o time equatoriano ficou completamente retrancado, sem sequer passar do meio de campo.
O primeiro gol do Botafogo quase saiu aos 12, com Damián Suárez, que pegou uma sobra na entrada da área, soltou a pancada cruzada e a bola saiu tirando tinta da trave. Então a LDU foi fatal na sua primeira chance. Após cruzamento da direita, Arce cabeceou e acertou a trave. O rebote foi de confusão na área e Estrada tocou de calcanhar para abrir o placar. O lance foi complexo, a revisão do VAR levou quase 10 minutos, mas o gol acabou anulado.
A resposta do Botafogo foi imediata. Aos 31, Luiz Henrique fez bela jogada pela direita e levantou na área. Na segunda trave, o lateral Hugo dominou com liberdade, soltou a pancada e encontrou o ângulo. Belo gol e Fogão na frente. Após o gol sofrido, a LDU teve que ir ao ataque, foi ganhando terreno com o passar do tempo e ficando cada vez mais confortável. Só faltou ter chances claras.
O Botafogo teve tudo para ampliar aos 44, quando Savarino invadiu a área livre pela direita, bateu para o meio e Jeffinho, livre na cara do gol, não desviou em cheio. Então aos 46, após cobrança de falta da esquerda, Estrada foi no terceiro andar e cabeceou para a rede, empatando para a LDU. Um novo VAR longo, mas gol validado. O duelo ainda teve 12 minutos de acréscimos até o fim do primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, Oscar Romero substituiu Jeffinho e o Botafogo passou a ter mais controle do meio de campo, ainda usando bastante a velocidade, mas trabalhando a bola com maior calma. Já a LDU apelou para os lançamentos longos em contra-ataque, sem sucesso. O time brasileiro assustou aos 9, quando Marlon Freitas soltou uma pancada da intermediária e Domínguez fez boa defesa no cantinho.
A LDU teve uma nova boa chance aos 13, em uma falta praticamente na meia-lua e Estrada mandou por cima da meta. O Botafogo já encontrou mais problemas, até acelerando bastante pelo lado, mas sem acertar o último passe para ter seus atacantes em condições de marcar. Ainda levou um grande susto quando a zaga bateu cabeça após marcação alta da LDU e quase Charcopa driblou John.
A presença ofensiva do Botafogo deu resultado aos 24, quando após boa troca de passes, Romero recebeu entre linhas, foi rápido para definir e deu uma assistência perfeita para Júnior Santos, que já dominou tirando da marcação e bateu forte para achar o canto e marcar. Dessa vez o Alvinegro não recuou, seguiu presente no ataque e teve chances de marcer o terceiro, só não aproveitou.
Mais perto da reta final da partida, a LDU se lançou ao ataque tentando evitar a derrota. Já sem o controle da partida, o Botafogo apostou no contra-ataque. Aos 38, Júnior Santos arrancou, negou bola ao companheiro livre e bateu forte para defesa de Domínguez. O Fogão recuou de vez e o clima foi de apreensão durante os acréscimos. John até trabalhou em cabeçada de Rodríguez, mas perigo. O apito final confirmou a importante vitória.
Fonte: Ogol
Comentários