No futebol de alto rendimento, o caminho para se chegar ao topo é longo. Tão único que muita gente com talento é deixada pelo caminho. Para se chegar ao nível de uma seleção campeã do mundo, então, há uma chuva de desafios: se destacar nas divisões de base, performar no mais alto nível da principal liga do país e, muitas vezes, brilhar em uma liga de ponta da Europa. Para Walter Domínguez, entretanto, o caminho pode ser um pouco diferente: sem fazer qualquer jogo no profissional, sem atuar na base de grandes clubes, o atacante, com 24 anos, pode estrear na seleção uruguaia.
Segundo a imprensa uruguaia, Domínguez estará na lista de El Loco Bielsa para um amistoso da seleção uruguaia contra a Costa Rica, fora de casa, no fim de maio. Só jogadores que atuam no Uruguai devem ser convocados. Walter Domínguez é um deles. O jogador confirmou que já foi comunicado da convocação.
“Me ligaram e estou muito contente. Não esperava, foi uma surpresa. A verdade é que estou muito feliz”, disse o jogador ao jornalista local Alex Martín após um jogo do futebol da Copa Nacional de Seleções que Domínguez atuou.
A Copa Nacional de Seleções é uma tradição no futebol uruguaio e costuma abrir portas para aqueles que jogam no interior do país. A primeira edição aconteceu ainda em 1951. O torneio só deixou de ser disputado, desde então, durante a pandemia da Covid-19.
A edição de 2024 começou em janeiro, terminou em abril e teve a participação de 127 ex-jogadores profissionais. O ex-atacante do Botafogo Loco Abreu foi um dos participantes, e defendeu a seleção de Lavalleja, eliminada pelo vice-campeão Paysandú.
A derrota na final foi para a seleção de Soriano, comandada por Walter Domínguez. O atacante foi o grande nome do torneio e, também, do futebol do interior do Uruguai.
Walter Domínguez tem 24 anos e é o principal goleador do interior do Uruguai. Jogou nos últimos anos pela seleção de Soriano, na Copa Nacional de Seleções, e pelo Juventud Soriano na Copa Nacional de Clubes B.
Em 2024, Domínguez comandou a seleção de Soriano ao título da Copa de Seleções e foi o artilheiro e o melhor jogador do torneio. Na final, confirmou o título com um triplete diante da seleção de Paysandú. Depois da conquista, os jogadores passearam pela cidade de Soriano em cima de um caminhão, sendo celebrados pela população local.
Na temporada, segundo a imprensa local, Walter Domínguez somou 57 gols em 39 partidas, média de 1,4 gol/jogo. Foi o grande nome do futebol do interior e chegou a ser convidado para treinar com o Fénix, equipe da elite do futebol uruguaio. Não ficou por lá, porém, e preferiu voltar para sua cidade para defender a seleção local. Por isso, é chamado de “Jogador do Povo”.
Com o destaque no futebol amador, e com a inusitada chance na seleção uruguaia, Domínguez deve repensar a decisão e seguir com o Fénix para se tornar um jogador profissional. Embora seu primeiro jogo como profissional possa ser ainda antes disso, pela seleção…
Fonte: Ogol
Comentários