Domingo, Fevereiro 23, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESArgentina tem greve geral convocada contra ajuste fiscal de Milei

Argentina tem greve geral convocada contra ajuste fiscal de Milei

spot_img

Trabalhadores Argentinos Protestam Contra Políticas de Ajuste Fiscal do Presidente Javier Milei

Nesta quinta-feira (9), Javier Milei, o presidente da Argentina, se depara com a segunda greve geral. Trabalhadores de todo o país convocaram este protesto em resposta ao severo ajuste fiscal implementado pelo governo de Milei.

A greve de 24 horas, organizada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), paralisa vários setores. Isso inclui transportes terrestres, marítimos e aéreos, instituições educacionais, financeiras e empresas em todo o país. Trabalhadores do Estado, do setor de saúde, do turismo e das estações ferroviárias de Buenos Aires estão entre os que apoiam a greve.

A CGT critica o governo Milei por não dialogar com a sociedade e por implementar um ajuste fiscal severo. Este ajuste afeta principalmente os setores de baixa renda, as classes médias assalariadas, os aposentados e os pensionistas.

A Argentina está em meio a uma forte recessão econômica, com uma inflação anual próxima de 290%. No entanto, após o ajuste fiscal de Milei, que resultou no fechamento de órgãos do Estado, demissões, eliminação de subsídios, aumento de taxas de serviços públicos e queda nos salários e aposentadorias, o país registrou seu primeiro superávit fiscal desde 2008 no primeiro trimestre.

A greve atual segue uma paralisação de 12 horas em janeiro e manifestações diárias contra o ajuste do governo. Em abril, ocorreu o maior protesto, com centenas de milhares de pessoas marchando em defesa da universidade pública, ameaçada pela falta de orçamento.

A Presidência argentina estima que a greve afetará 6,6 milhões de pessoas, com o cancelamento de quase 400 voos e prejuízo para 70 mil passageiros. Os sindicatos dos trabalhadores portuários de Rosário afirmam que “tudo vai parar”.

Apesar do que é descrito como “o maior ajuste na história da humanidade”, pesquisas recentes mostram uma imagem positiva de Milei entre 45% e 50%, indicando um apoio sólido ao presidente.

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img