A Atalanta mostrou maior efetividade em casa e despachou o Olympique de Marseille na semifinal da Liga Europa. Em um duelo equilibrado na posse de bola, o time italiano criou mais, fez por merecer e confirmou a classificação para a primeira decisão europeia da sua história com uma vitória por 3 a 0.
Na grande final, marcada para o dia 22 de maio no Estádio Aviva, em Dublin, na Irlanda, a Atalanta buscará o título inédito diante do vencedor do duelo entre Bayer Leverkusen e Roma.
Em Bérgamo, o duelo de volta entre Atalanta e Marseille apresentou equilíbrio na posse de bola e nas tentativas ofensivas. No entanto, as chances claras de gols apareceram apenas de um lado.
Logo cedo, a Atalanta apresentou sua habitual verticalidade para atacar e levou perigo com De Ketelaere, que carimbou o poste francês. O Olympique de Marseille continuou dividindo a posse de bola com os donos da casa, mas tiveram dificuldades para ultrapassar a intermediária e devolver o mesmo perigo.
Enquanto os franceses trocaram passes no meio-campo, a Atalanta agrediu de forma objetiva e seguiu empilhando as melhores oportunidades. Aos 24, Scamacca aproveitou confusão no meio da área e disparou uma pancada, que explodiu no travessão. No rebote, dentro da pequena área, De Ketelaere testou à queima roupa e Pau López fez um milagre.
O cenário se repetiu durante a reta final da partida e, na base da insistência, mudou o placar da partida. Aos 30, Lookman tramou com De Ketelaere, limpou para o meio e disparou nas redes, colocando a Atalanta com um pé na decisão.
Na volta do intervalo, o cenário pouco se alterou para as duas equipes. O time francês continuou vendo dificuldade para criar chances ao artilheiro da Liga Europa, Aubameyang, e permaneceu com uma posse de bola sem produtividade.
Do outro lado, a Atalanta foi ainda mais rápida para transformar suas ações ofensivas em gols. Novamente apostando nas finalizações de fora da área, o time italiano encaminhou a classificação. Com sete minutos, Lookman ajeitou e Ruggeri disparou com violência, estufando as redes francesas.
A timidez do Marseille no campo ofensivo permaneceu mesmo com as mudanças protagonizadas por Gasset. Aubameyang tentou de falta e não passou da barreira. Na única chance perigosa, Veretout acertou a trave em jogada de bola aérea.
O lance não animou o Marseille, que em nenhum momento conseguiu emplacar uma pressão e colocar em risco a classificação da Atalanta. Os italianos administraram sem risco sua classificação nos minutos finais e ainda buscaram o golpe final.
Já nos acréscimos, o Marseille errou na saída de bola e a Atalanta ligou um contragolpe com a defesa desorganizada. Toure invadiu a área sozinho pela esquerda e bateu forte para vencer López, liquidando a classificação dos italianos.
Fonte: Ogol
Comentários