Desde que Abel Ferreira chegou ao Palmeiras, o clube empilha recordes, com destaque para a Copa Libertadores. Diante do Liverpool Montevideo, o Verdão adicionou mais uma marca para a lista.
O triunfo imponente, por 5 a 0, foi o maior já registrado por um clube brasileiro quando atua no Uruguai. Raphael Veiga marcou duas vezes, Endrick, Rony e Gustavo Gómez completaram. Na história, só uma equipe venceu um uruguaio por cinco gols de diferença atuando fora. Em 2006, o Vélez Sarsfield bateu o Rocha FC também por 5 a 0.
Até então, as maiores vitórias pertenciam a Santos, Cruzeiro e Corinthians, que venceram pelo placar de 3 a 0. O Peixe de Pelé bateu o Peñarol, em 1962, enquanto neste século o Cruzeiro venceu o Nacional e o Corinthians o próprio Liverpool Montevideo.
As goleadas tem sido uma constante na história recente do Palmeiras na Libertadores. A vitória por 5 a 0, fora de casa, é a maior do Verdão ao lado do resultado positivo de mesmo placar obtido contra o Independiente Petrolero, em 2022.
Naquele ano, o Verdão registrou sua edição com mais gols marcados no total, com 37. De quebra, o Petrolero ainda entrou para a história com um 8 a 1 sofrido no Allianz Parque, a maior goleada do time alviverde na Liberta.
Com 10 pontos somados, o Palmeiras já garantiu vaga nas oitavas de final da principal competição da América do Sul. A melhor campanha do clube na fase de classificação ocorreu em 2022, com 100% de aproveitamento, 25 gols anotados e 22 de saldo. Naquele ano, porém, o Verdão caiu nas semifinais diante do Athletico e não conseguiu o tetracampeonato na disputa.
Fonte: Ogol
Comentários