Multi-campeão como jogador, Cesc Fàbregas está perto de iniciar sua carreira na área técnica com uma grande conquista. Na última rodada da Série B do Campeonato Italiano, o Como, treinado pelo espanhol e com Thierry Henry entre os acionistas, depende apenas das próprias forças para retornar à elite depois de 21 anos.
A 38ª rodada da segundona da Itália ocorre nesta sexta-feira (10) com todos os dez jogos sendo disputados simultaneamente. O Como entra em campo ocupando a vice-liderança na tabela para enfrentar o Cosenza, décimo colocado sem pretensões na classificação. Uma vitória simples do time comandado por Fàbregas carimba o acesso para a Série A. Em caso de empate, o clube da Lombardia precisará torcer por um tropeço do Venezia, outro candidato à vaga direta.
Embora provável, o Como não terá vida fácil para garantir o acesso. A equipe poderia ter confirmado a segunda vaga direta na partida anterior, mas tropeçou contra o Modena e adiou para a última rodada a definição.
O único garantido na primeira divisão do Calcio para a próxima temporada é o Parma. Após três temporadas na Série B, os Giallo Blu confirmaram matematicamente o acesso e apenas aguardam a última rodada para comemorar também o título da competição.
Além da briga pelo acesso direto, a disputa ainda rola para a terceira vaga na elite italiana. Do terceiro ao oitavo colocado, seis clubes disputam em sistema de playoffs a última chance de subir de divisão. Brescia, Palermo, Sampdoria, Catanzaro e Cremonese já confirmaram presença e aguardam a definição entre Venezia e Como para definir a classificatória.
Fundado em 1907, o Como disputou por 13 vezes a Série A do Campeonato Italiano. A última aparição do time ocorreu na temporada 2002/03, quando subiu e foi rebaixado na mesma edição.
Desde então, o clube localizado na região da Lombardia na Itália viveu o fundo do poço disputando a quarta divisão nas temporadas 2017/18 e 2018/19. Campeão na segunda tentativa, o Como emplacou uma sequência de acessos e conquistou a Série C duas temporadas depois.
Há três anos na segunda divisão, o clube, agora, tem a chance real de retornar à elite depois de mais de duas décadas e tem como um dos líderes um velho conhecido do futebol europeu. Cesc Fàbregas chegou ao Como em agosto de 2022, inicialmente para reforçar o meio-campo do time italiano.
A contratação do espanhol fez parte de um plano de transição dos gramados para a área técnica. Fàbregas disputou 17 jogos pelo Como e contribuiu com duas assistências antes de pendurar as chuteiras definitivamente. Na atual temporada, o ex-volante começou comandando o time sub-20 até ingressar na comissão técnica do elenco principal.
Oficialmente, Fàbregas ainda não é o técnico do clube. O cargo é ocupado pelo galês Osean Roberts que possui a licença para exercer a função. No entanto, o time é liderado pelo espanhol, que planeja ser efetivado a partir da próxima temporada. Além de comandar o clube nos gramados, o ex-volante também é um dos acionistas do clube ao lado do ex-companheiro de Barcelona, Thierry Henry.
Full-Time Feels 🔥🔥🔥@cesc4official pic.twitter.com/u6mgGoBVMQ
Fonte: Ogol
Comentários