Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioESPORTESUm ano antes do centenário, Olympiacos vive a maior decisão da história

Um ano antes do centenário, Olympiacos vive a maior decisão da história

spot_img

Após 99 anos, o Olympiacos vive um dos maiores, senão o maior momento de sua história. No próximo dia 29 de maio, os gregos terão pela frente a decisão da vida: a primeira final internacional do clube, que poderá ser acompanhada por uma inédita conquista continental para o futebol grego.

Após vencer o Aston Villa por 2 a 0, o Olympiacos carimbou o passaporte para Dublin, na Irlanda, onde vai enfrentar os italianos da Fiorentina pela final da Conference League, competição recém-criada pela Uefa.

Essa será apenas a segunda final continental de um clube grego na história. Anteriormente, na temporada 1970/71, o Panathinaikos, maior rival do Olympiacos, chegou na decisão da Champions League, na época Taça dos Clubes Campeões Europeus, mas caiu frente ao Ajax de Cruyff.

A campanha histórica do Panathinaikos rende memórias até os dias atuais. Afinal, foi a única vez que a Grécia foi representada na decisão da maior competição de clubes do continente.

Na ocasião, o torneio não tinha fase de grupos e contava com cada campeão dos 33 países europeus escolhidos. Após eliminar Jeunesse Each, Slovan Bratislava, Everton e Estrela Vermelha, os gregos esbarraram no “Esquadrão Imortal” e sucumbiram diante do talento holandês.

Apesar de ser um gigante em solo grego, o Olympiacos não tem um histórico “invejável” em competições europeias. Essa é a primeira participação do clube na Conference League, competição que teve sua primeira edição na temporada 2021/22.

Na Champions League, a equipe chegou no máximo nas quartas de finais: em 1998/99, os gregos deixaram Ajax, Porto e Dínamo Zagreb para trás na fase de grupos, mas caíram perante a Juventus nas quartas.

Já na Europa League, a trajetória é mais constante, mas menos emocionante. A maior colocação do clube no torneio foi as oitavas de finais, algo que ocorreu em cinco oportunidades (2020/21 – 2019/20 – 2016/17 – 2011/12 – 2004/05). 

A classificação para a final da Conference League foi decretada após a vitória do clube sobre o Aston Villa, por 2 a 0. Os dois gols foram marcados por Ayoub El Kaabi, que, em seu primeiro ano na Grécia, é artilheiro da competição e do Olympiacos na temporada.

Com 32 gols marcados em 45 partidas, o centroavante de 30 anos vive o momento mais goleador da carreira. Anteriormente, centroavante marroquino havia passado por Al-Sadd, Hatayspor, Hebei FC e WAC, mas foi em solo grego que, pela primeira vez em 12 anos, ultrapassou a marca dos 30 gols numa mesma temporada.

Confiante no faro de gol e protagonismo de Kaabi, Olympiacos vai a Dublin com um único pensamento: poder comemorar seu centenário em 2025 como único clube grego na história a conquistar um título continental. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img