Agenda do BC: ata do Copom e IBC-Br são os destaques da semana

Agenda do BC: ata do Copom e IBC-Br são os destaques da semana

A semana do Banco Central (BC) será marcada pela divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e pela publicação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de março.

A ata do Copom será publicada na terça-feira (13) às 8h e trará mais detalhes sobre as discussões acerca da redução da taxa básica de juros, a Selic, de 10,75% para 10,50% ao ano.

A decisão dividiu o colegiado, com cinco integrantes votando pela redução de 0,25 ponto percentual (p.p.) e outros quatro defendendo o corte de 0,5 p.p.

Além disso, o colegiado deixou de sinalizar qual seria o andamento da política monetária para a próxima reunião, marcada para 18 e 19 de junho.

Desde o início do atual ciclo de cortes de juros, em agosto de 2023, o Copom vinha fazendo sinalizações dos passos futuros dos juros.

Já na quarta-feira (14), o BC divulga o IBC-Br referente ao mês de março às 9h. O indicador é considerado uma espécie de prévia do PIB.

Também na quarta-feira está prevista a divulgação dos resultados do Questionário Pré-Copom. O questionário foi enviado pelo BC a agentes de mercado duas semanas antes da reunião do comitê e contém perguntas sobre o cenário econômico brasileiro e internacional.

No início desta semana, nos dias 12 e 13, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, estará na Basiléia, Suíça, para participar da reunião bimestral do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

Entre os dias 15 e 17, será realizada a segunda edição da Conferência Anual do Banco Central (BC) no edifício-sede da instituição em Brasília.

O evento contará com uma homenagem ao ex-presidente do BC, Carlos Langoni, e terá uma mesa redonda sobre os 30 anos do Plano Real com participação dos ex-presidentes do Banco Central, Gustavo Franco, Gustavo Loyola, Pedro Malan e Persio Arida.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

 

Fonte: Inteligência Financeira

Comentários