Incêndios florestais no Pantanal e em Naviraí mobilizam bombeiros de MS
Anuncie Aqui
Ações de Combate a Incêndios Incluem Uso de Aeronaves, Treinamento de Brigadistas e Monitoramento Contínuo
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está atuando em diferentes regiões do estado para combater incêndios florestais. As frentes de atuação estão concentradas no Pantanal, próximo ao Passo do Lontra – região do Rio Abobral –, e também em Naviraí – na área do Rio Amambai.
No Passo do Lontra, mais de 34,1 mil litros de água foram lançados com o uso de uma aeronave air tractor para extinguir focos de incêndio. As chamas também são combatidas por equipes de solo, com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).
Essa ação faz parte de um projeto de estudo acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que envolve a queima controlada de uma pequena área (1 hectare) por dia. O objetivo é verificar o comportamento da flora e fauna pantaneira, utilizando técnicas de manejo integrado do fogo.
Além disso, o trabalho de monitoramento continua na região do Pantanal, na divisa com o Mato Grosso. A região pantaneira, próxima ao Rio São Lourenço, estava sob monitoramento presencial e por satélites desde o fim do mês de abril, quando o incêndio foi identificado no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, no estado vizinho.
No entanto, no dia 7 de maio, o foco passou para o lado sul-mato-grossense do bioma. As equipes utilizaram uma motobomba para combater as chamas na área atingida pelo incêndio, que continua sendo monitorada. A equipe permanecerá em vigilância na região até que seja necessário para garantir que o foco não progrida para o Estado.
Na semana passada, brigadistas voluntários bolivianos e militares da armada boliviana participaram de um treinamento básico de brigadas florestais no quartel do Corpo de Bombeiros de Corumbá. O curso foi organizado e ministrado por bombeiros militares especialistas em incêndio florestal, visando a integração e o conhecimento.
Em Naviraí, alguns focos surgiram próximos ao incêndio contido no Rio Amambai. A área também está sendo monitorada, com ações para combate e isolamento pela equipe que está na região.
Desde o início da fase de prevenção e preparação para a temporada de incêndios florestais deste ano, no dia 2 de abril, foram realizadas 470 ações. Essas ações incluem formações de brigadas, resgate de animais, ações educativas em escolas, aceiros, manutenções em vias e pontes, visitas e vistorias técnicas em fazendas e comunidades locais.
No mesmo período, foram realizadas sete queimas controladas e dois combates diretos, entre outras ações necessárias para apoio, manutenção e teste de equipamentos, viaturas e militares. Mais de 10,2 mil quilômetros foram percorridos nas ações preventivas, com orientações a mais de 1 mil crianças e adolescentes.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: CBMMS
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários