Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Thaciano: o protagonista no Bahia de Ceni

14/05/2024 às 09:21
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Thaciano decidiu mais um jogo para o Bahia no fim de semana: 1 a 0 contra o Bragantino. Havia feito o mesmo contra o Criciúma, que terminou com o mesmo placar. O meia, com sua movimentação inteligente em campo, consegue ser protagonista no Bahia de Rogério Ceni, mesmo com tantas contratações badaladas no elenco. 

Na última janela de transferências, o Bahia gastou cerca de R$50 milhões. Chegaram nomes como Éverton Ribeiro, craque de seleção brasileira, Jean Lucas, que pode se tornar a contratação mais cara da história do futebol nordestino, Caio Alexandre… Cauly seguiu em Salvador, mesmo com o assédio do Palmeiras. E quem vem conseguindo protagonismo é Thaciano. 

Uma movimentação coordenada com Everaldo dá a Thaciano tal protagonismo. O meia ataca o espaço deixado pelo camisa 9 no corredor central, com movimentos de ruptura que têm quase sempre como destino a área. Aliás, dá para chamar Thaciano ainda de meia? Se colocássemos a 9 em Thaciano, estaria tudo bem… 

O Bahia de Ceni tem uma tendência ao 4-4-2 losango, ou 4-1-3-2 como Ceni gosta de dizer, com Caio Alexandre de primeiro volante, Jean Lucas e Éverton Ribeiro como meias e Cauly na frente dessa linha, mas atrás de Thaciano e Everaldo. Cauly, por vezes, funciona como falso 9. 

Usando muito o jogo apoiado, o Tricolor procura aproximar sempre os meias do portador para avançar com a bola. O lado mais usado pelo time é o direito, com Arias, Éverton Ribeiro e Everaldo triangulando por ali, e Cauly e Jean Lucas buscando criar linhas de passe no corredor central. Thaciano, então, se posiciona como um centroavante, atacando o espaço deixado no meio. Dos nove gols que fez na temporada, sete foram dentro da área.

Na fase defensiva, Thaciano é, também, fundamental. Além de ter intensidade para pressionar alto, ajuda na recomposição defensiva, se juntando a Juba e Jean Lucas no corredor lateral esquerdo. Thaciano não para. É polivalente. Não é o craque do time. Não é o jogador mais habilidoso. Como disse Ceni, “não é o Biel para driblar, não tem a impulsão do Everaldo no jogo aéreo, não tem a mesma capacidade criativa do Cauly, mas é o cara que reúne várias características”. 

Segundo Ceni, Thaciano é um jogador “nota 7 em tudo”. E é bem isso: faz de tudo um pouco, e faz tudo bem. Sem ser brilhante, mas sendo protagonista pela polivalência. Pela inteligência tática. Por saber onde precisa estar, e quando precisa estar lá. Algo que no futebol, de hoje, faz toda a diferença. Tanto quanto acertar passes ou dribles. Coisa que Thaciano, por sinal, também acerta. 

São nove gols e três assistências de Thaciano em 25 jogos na temporada, 22 deles como titular. O Bahia vem de quatro vitórias seguidas. Bom momento que compartilha com o meia. Quer dizer, atacante. Ou seria ponta? Enfim, com Thaciano. 

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias