O Manchester City está a um pequeno passo de se tornar o primeiro tetracampeão consecutivo da história do Campeonato Inglês. O feito foi costurado nesta terça-feira, quando o time comandado por Pep Guardiola visitou o Tottenham, em jogo atrasado da 34ª rodada, e, com protagonismo e dois gols do artilheiro Erling Haaland, venceu por 2 a 0.
Com o resultado, o City, campeão inglês em 2021, 2022 e 2023, chega a 88 pontos, deixa para trás o Arsenal (86) e precisa de uma vitória simples contra o West Ham, no Etihad Stadium, na última rodada para sacramentar o quarto título consecutivo. Do outro lado, o Spurs permanece com 63 e dá adeus às chances de conquistar uma vaga para próxima Liga dos Campeões.
Como de costume, o City buscou ter a bola nos primeiros minutos, mas esbarrou num Tottenham que não quis saber de se defender. Logo aos cinco, o Spurs quase abriu o placar. Brennan Johnson disparou pela direita e rolou no meio para Bentancur. O uruguaio bateu firme e obrigou Ederson a fazer grande defesa.
O bom início dos londrinos, entretanto, não evitou o controle dos citizens na maior parte do tempo. Com bastante espaço para trabalhar, especialmente pelo lado direito (através das descidas do Walker), o time de Pep Guardiola flertou com o primeiro gol.
Aos 17, após boa jogada pela direita, De Bruyne tentou acionar Haaland, Hojbjerg furou de forma bisonha na hora de cortar e entregou um presente para Foden, que bateu de primeira e parou num verdadeiro milagre de Vicario, que defendeu com uma das mãos. Incrível!
Na sequência, o duelo seguiu aberto na Tottenham Hotspur Arena. O City adiantou suas linhas de marcação e tentou pressionar o Spurs, que foi arrojado na estratégia, confiou no seu jogo com a bola no chão e viu as ações seguirem iguais, sem mais grandes chances, até a ida para o intervalo.
A trocação franca foi ainda mais intensa no início do segundo tempo. De Bruyne quase fez antes do primeiro minuto, Son respondeu para o Tottenham na sequência e, aos três, Haaland apareceu no lugar certo e na hora certa para tirar o zero do placar em Londres.
Após bela combinação pelo lado direito, Bernardo Silva esticou a bola na ultrapassagem para De Bruyne, que invadiu a área e cruzou rasteiro para Haaland, livre na pequena área, empurrar para o gol vazio.
Momentos depois do gol, o City diminuiu o ritmo, recuou suas linhas e viu o Spurs crescer no jogo. Antes da pressão londrina, porém, um momento de tensão. Em dividida na área dos citizens, Ederson levou a pior em choque com Romero e, mesmo tentando retornar para o jogo, foi substituído por Ortega.
O goleiro alemão fez valer a confiança de Guardiola e deu conta do recado. Na tentativa de reação, o Tottenham teve chances para empatar com Kulusevski, duas vezes, e com Heung-min Son, mas lá estava Ortega para manter o City no caminho do tetracampeonato.
E o que era bom, ficou ainda melhor para a equipe de Manchester quando, aos 44, Doku foi lançado por Foden na esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Pedro Porro. Pênalti. Na cobrança, Haaland, sempre ele, foi frio, marcou o 27º dele na Premier League e deixou os citizens perto de uma dinastia jamais vista no futebol inglês: 2 a 0.
Fonte: Ogol
Comentários