Santos vence a Ponte Preta em Campinas e retoma a liderança da Série B

O Santos se recuperou da derrota sofrida contra o Amazonas e nesta quarta-feira, 15, com bom aproveitamento das chances criadas, venceu a Ponte Preta, em Campinas, por 2 a 1, pela 5ª rodada da Série B. Os gols da vitória do Peixe foram marcados por Gil e Giuliano.  

Contando também com derrotas de concorrentes diretos, o Santos retomou a liderança da Série B com 12 pontos, acima do Sport no saldo de golas. Já a Ponte Preta, com 5 pontos, fica no 14º lugar. 

Os minutos iniciais foram de um típico jogo de Série B. Muita transpiração, cruzamentos aleatórios para a área e duelos pesados no meio de campo. Em casa, a Ponte Preta foi levemente melhor no começo, aparecendo mais vezes no ataque e ganhando disputas. No entanto, até os 17 minutos nenhuma das equipes tinha sequer finalizado ao gol. 

Agora a letalidade foi alta, já que o gol saiu na primeira finalização da partida. Aos 17, quando o Santos já demonstrava alguma melhora, Guilherme cruzou da esquerda e o zagueiro Gil apareceu na segunda trave para cabecear no canto oposto e abrir o placar. A Ponte Preta respondeu aos 21, quando Matheus Régis pegou uma sobra dentro da área e bateu para uma boa defesa de João Paulo. 

O Santos esteve mesmo fatal. Aos 23, em rápido ataque pela direita, Otero bateu cruzado para o meio, o goleiro se esticou para tocar na bola e deu nos pés de Giuliano, que completou de primeira para a rede. Com a grande desvantagem, a Ponte Preta até teve a bola por mais tempo, mas com uma posse longe da área santista. O Peixe apostou no contra-ataque. 

A Ponte Preta seguiu com uma posse de bola improdutiva, abusando dos cruzamentos para a área e sem fazer João Paulo trabalhar. Uma chegada perigosa da Macaca somente aos 39, quando Matheus Régis recebeu pela esquerda da área, bateu cruzado e a bola tirou tinta da trave. No geral, o Santos não sofreu grandes riscos no restante do primeiro tempo e foi para o intervalo com a boa vitória. 

A volta para o segundo tempo foi com a Ponte Preta no ataque em busca de uma reação. Ainda sem muita criatividade, a Macaca apelou para o jogo aéreo. Levou perigo pela primeira vez na cabeçada de Gabriel Novaes que João Paulo defendeu. Já aos 8, Elvis cobrou escanteio e Sérgio Raphael se antecipou ao goleiro do Santos para cabecear e achar a rede. 

Sem Guilherme, que saiu lesionado, o Santos perdeu muito no contra-ataque, faltando velocidade nas suas investidas. Voltou a finalizar com Giuliano, que pegou uma sobra na entrada da área e mandou por cima do gol, mas as chegadas já não eram tão perigosas. No abafa, a Ponte Preta partiu pela busca ao empate, só que esbarrou na falta de pontaria. 

O jogo ficou morno, com ritmo lento enquanto os jogadores que saíram do banco dos dois lados ainda tentavam aparecer. A situação ficou melhor para o Santos, que mesmo sem muito brilho, manteve certo controle do duelo, ficando com a bola no meio de campo e sem ceder chances a uma improdutiva Ponte Preta. Dos dois lados faltou finalizar e os goleiros viraram figurantes.

A Ponte Preta tentou pressionar na reta final, mas seguiu esbarrando na sua falta de criatividade. O Santos, bem organizado, não tentou contra-ataque quando retomava a bola, trocando passes e tirando a velocidade do confronto. A Macaca quase repetiu a dose em escanteio nos acréscimos, mas Jean Carlos jogou para fora na pequena área a bola do empate. Susto, mas nova vitória do Peixe. 

Fonte: Ogol

Comentários