Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Em negociação salarial, Enfermagem afirma que profissionais enfrentam descaso

16/05/2024 às 07:15
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Em negociação salarial, Enfermagem afirma que profissionais enfrentam descaso

Profissionais de enfermagem de Dourados afirmam ter enfrentado descaso durante as negociações salariais. Recentemente, eles apontaram abandono da mesa de negociação salarial por parte do Sihesd (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Dourados).

Eles buscam que as unidades particulares cumpram, em Dourados, o piso salarial.

A vice-presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul), Helena Delgado, ressalta que o Supremo Tribunal Federal determinou que o Piso Salarial das empresas privadas deve ser acordado nos instrumentos coletivos e isso vem sendo cobrado pela categoria. 

“Desde o início buscamos a negociação com o Sihesd tentando dar celeridade para que o piso salarial se tornasse realidade para os profissionais de Dourados. No entanto, após desmarcar em cima da hora a última reunião os patronais se recusam a sentar com os representantes dos trabalhadores, fazendo apenas promessas verbais que não tem efeitos legalmente”, disse ela. 

O sindicato afirma ainda que a última manifestação deixou os profissionais revoltados.  

“A categoria está muito revoltada pela conduta dos patronais, assim, grande manifestação foi realizada no mês passado, e já são sinalizados novos protestos. Diante disso, ao invés de apresentar uma proposta, o Sihesd ameaçou suspender as negociações e seguir o instrumento normativo de outro sindicato patronal, o Sindhesul (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul). O que seria um absurdo, tendo em vista que Dourados tem sua própria Convenção Coletiva e sindicato que representa os hospitais do município”, criticou Helena Delgado.

Conforme o presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, a categoria reivindica a retomada imediata das negociações.

“O sindicato busca essa negociação, a enfermagem de Dourados merece respeito, são profissionais da rede privada de hospitais que têm seus direitos, a Lei do Piso Salarial (14.434/22) está em vigor, foi uma conquista dos próprios trabalhadores, que na pandemia foram tratados como heróis, mas lamentavelmente, hoje têm sido tratados com descaso pelos empregadores”, enfatiza.

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias