Detentos do presídio de Caarapó participam de oficina de argila do projeto Reintegr’Arte
Anuncie Aqui
Detentos do presídio de Caarapó participam de oficina de argila do projeto Reintegr’Arte
Depois de passar por 4 cidades as oficinas de argila do projeto Reintegr’Arte, chegaram o 6º Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó. Desde o Dia 08 até o dia 15 de maio o mestre Cleber Ferreira e Instrutora Fabiane A. Marçal ensinaram cerca de 10 detentos as técnicas de artesanato em argila.
Em 4 Cidades e 5 estabelecimentos penais, mais de 300 peças foram confeccionadas por homens e mulheres em reclusão, uma nova forma de conhecimento foi dada a eles e também uma perspectiva de transformar o artesanato em fonte de renda.
Segundo o mestre Cleber Ferreira, “estamos na quarta cidade, é muito bom levar esse conhecimento para homens e mulheres que estão nesses lugares, é uma forma de contribuir para a ressocialização deles, para levar uma nova visão de vida e mostrar que o artesanato pode salvar vidas”.
Para a Assistente Social da Unidade, Tatiane dos Santos Silva, “O objetivo principal do trabalho com a argila é terapêutico, é um momento de reflexão e de relaxamento que o interno tem através da arte, além do mais visa o lucro, pois o apenado que se interessar, tem uma fonte de renda garantida quando sair de progressão de regime com a venda do artesanato e com o apoio da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança de Caarapó – MS, a qual disponibilizou o forno para queima das peças do curso citado.”
O Projeto
O objetivo do projeto Reintegr’Arte é realizar oficinas gratuitas profissionalizantes de argila de forma presencial, com aulas teóricas e práticas, com instrução coletiva e atendimento individual dos instrutores, para despertar o processo criativo e o interesse pelo trabalho. Cada turma prevê a participação de 10 alunos e as cidades contempladas serão, Aquidauana, Campo Grande, Rio Brilhante, Jardim, Caarapó, Ponta Porã e Jateí, divididos entre presídios femininos e masculinos.
Os mestres artesãos Rodrigo Avalhaes e Cleber Ferreira e as instrutoras Fabiane Avalhaes Marçal e Léia Cristina da Silva Souza Marçal tem vasta experiência no artesanato em argila, suas peças tem reconhecimento nacional, eles agora disseminam o conhecimento adquirido ao longo dos anos para a capital e o interior do Estado.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários