Depois de 11 títulos seguidos, o Bayern encerrou a sequencia de troféus e passou o bastão do Campeonato Alemão ao Leverkusen, que levantou a taça invicto pela primeira vez no formato atual, mesmo que em 1943-44 o Dresdner SC tenha erguido o troféu sem perder, ainda no mata-mata. 15 pontos atrás do novo campeão, o time de Munique foi obrigado a se contentar com o vice-campeonato e fechou a temporada sem erguer um sequer troféu pela primeira vez depois de 12 anos.
Na parte de baixo da tabela, Colônia e Darmstadt, rebaixados, serão obrigados a repensar o projeto para 2024-25. Enquanto o Union Berlin, sensação da última temporada, jogará a partida decisiva para brigar assiduamente pela vaga na elite do futebol alemão na próxima edição da Bundesliga.
O Bayern teve uma história alternativa para contar na temporada vigente. Pela primeira vez depois de 12 temporadas, o gigante alemão finalizou 2023-24 sem conquistar uma única taça para engrandecer a sala de troféus.
Mais do que isso, em performance inusual, os comandados de Thomas Tuchel fecharam a Bundesliga com uma forte derrota. Após abrir vantagem de 2 a 0 com seis minutos de jogo, o Bayern viu o Hoffenheim mandar a superioridade no placar para o espaço aos 26 minutos do segundo tempo.
Mas, o forte Bayern se mostrou muito fragilizado. Depois de perder o controle na segunda etapa, o Berni viu Kramaric marcar duas vezes para decretar a vitória do Hoffenheim e empurrar o clube de Munique para a terceira posição da tabela.
Pela primeira vez desde a temporada 2009-10, o Stuttgart disputará a Champions League. Com o vice-campeonato da Bundelsiga, atrás somente do avassalador Bayer Leverkusen, o clube alvirrubro está de volta à competição europeia depois de 14 anos.
Além dele, Bayern, Leipzig e Borrusia Dortmund também disputarão a competição na próxima temporada. O clube aurinegro, por sua vez, ainda disputa a conquista da Orelhuda na final contra o Real Madrid, no primeiro dia de junho.
Em péssimas campanhas, Darmstadt e Colônia não fizeram o suficiente e estão rebaixados para a segunda divisão do futebol alemão. Sem brilho algum, os clubes têm de, agora, repensar o projeto a fim de retornar à elite o mais rápido possível.
A última decisão da Bundesliga fica ao Bochum, que amargou a 16ª colocação e tem pela frente a disputa do play-off para brigar, uma última vez, pela permanência. O adversário da vez é o Fortuna Dusseldorf.
Fonte: Ogol
Comentários