Seis títulos em sete anos, primeiro tetracampeão de forma consecutiva na Inglaterra… O Manchester City de Pep Guardiola atingiu patamares jamais vistos na Premier League. E os rivais sentiram na pele essa dominância.
Em pleno crescimento, o Arsenal foi o grande time do Campeonato Inglês, fora o City, nas duas últimas temporadas. Depois de somar 84 pontos em 2022/23, os Gunners fizeram ainda melhor em 2023/24, com 89.
O time de Londres perdeu a liderança para os Cityzens, na reta final, em ambos os casos. Curiosamente, a ultrapassagem ocorreu nas duas oportunidades na 33ª rodada da disputa.
Nesta temporada, pela primeira vez em toda a história, o Arsenal venceu 28 partidas em uma edição de Premier League. Nem mesmo os Invencíveis, em 2003/04, venceram tantos jogos. A pontuação final daquele histórico time, no entanto, foi superior, com 90 pontos.
O curioso é que, com a segundo maior número de pontos em uma temporada em toda a história, o Arsenal superaria as campanhas de 10 dos 13 títulos do Manchester United sob o comando da lenda Alex Ferguson. Mais uma prova de que o City subiu o sarrafo de forma jamais vista na Inglaterra.
Se houve uma equipe e um treinador capaz de bater o Manchester City nesta última década, este foi o Liverpool de Jurgen Klopp. O alemão se despediu de Anfield neste fim de semana e recebeu palavras elogiosas de Pep Guardiola.
“Sentirei muita falta dele. O Jurgen [Klopp] tem sido uma parte muito importante da minha vida. Ele elevou meu nível como treinador. Nós temos muito respeito um pelo outro. Tenho a sensação de que ele estará de volta. Ele sabe que, nos bastidores, há muita coisa que esse clube me proporciona, caso contrário sozinho não conseguiria. Sou humilde o suficiente para entender isso”, ponderou Guardiola.
As palavras do treinador espanhol fazem sentido. Com Klopp no Liverpool, o City de Guardiola teve um rival de peso na luta pelo troféu na Inglaterra. E, em duas oportunidades, o nível atingido pelas duas equipes parece difícil de ser replicado.
Depois de registrarem a primeira campanha de 100 pontos na história, em 2017/18, os Cityzens precisaram ir ao limite para ficarem com o título novamente na temporada seguinte. Com 98 pontos ganhos, City superou o Liverpool de Klopp por apenas um ponto.
Três anos mais tarde, as duas equipes protagonizaram outra batalha épica e decidida com emoção na última rodada. O City saiu atrás do Aston Villa, que tinha vantagem de 2 a 0 no placar, mas chegou à virada na reta final do segundo tempo. Dessa vez, foram 93 pontos contra 92 dos Reds.
Depois da conquista em 2023/24, o Arsenal é o terceiro vice-campeão com mais pontos registrados na Premier League. O Liverpool, portanto, tem as duas maiores pontuações de uma equipe que não terminou com o caneco.
Os números não mentem. Na Era Guardiola, tirar um título de Premier League do Manchester City demanda uma temporada irretocável e além. Mais uma vez, a Inglaterra está pintada de azul.
Fonte: Ogol
Comentários