Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESArgentina suspende sites e contas nas redes sociais de rádio e TV...

Argentina suspende sites e contas nas redes sociais de rádio e TV públicas

spot_img

Medida acusada de censura gera polêmica

Nesta terça-feira (21), o governo argentino anunciou a suspensão temporária das contas nas redes sociais e dos sites dos meios de comunicação públicos como parte de um processo de “reorganização” com o objetivo de melhorar o conteúdo gerado. A medida afeta a Televisión Pública, a Radio Nacional e suas emissoras afiliadas, bem como os canais educativos Encuentro e Paka Paka.

De acordo com o comunicado de Diego Martín Chaher, interventor da mídia pública nomeado pelo governo, “somente o gerente de mídia digital e institucional” será responsável pela administração das redes da Televisão Pública e da Rádio Nacional. A decisão entrou em vigor à meia-noite desta terça-feira.

Essa ação tem sido alvo de críticas e acusações de “censura” por parte de diversos setores. O governo do presidente Javier Milei já havia se posicionado contra a imprensa estatal, acusando-a de ser um instrumento de propaganda. Além da suspensão das contas nas redes sociais, a mensagem que aparece nos sites dos meios de comunicação públicos é idêntica à publicada em março no site da Télam, a agência de notícias estatal que foi fechada pelo governo sob a alegação de ter sido usada como uma agência de propaganda kirchnerista nas últimas décadas.

O Sindicato de Imprensa de Buenos Aires (Sipreba) emitiu um comunicado rejeitando o “silenciamento das redes sociais de ambos os meios de comunicação (Radio Nacional e Televisión Pública)” e acusou a medida de “censura e intimidação”, somando-se ao silenciamento da Télam. Agustín Lecchi, secretário do Sindicato da Imprensa de Buenos Aires (SiPreBA), declarou que essa ação aprofunda o “esvaziamento” da mídia pública, um processo que começou com as medidas tomadas em relação à Télam. Ele ressaltou que o governo parece mais interessado em destruir do que em reestruturar os órgãos de mídia, mesmo aqueles que eram lucrativos e financeiramente saudáveis.

Além da suspensão, o governo também cortou o pagamento de horas extras e feriados na Radio Nacional, o que fez com que as 49 emissoras do interior do país tivessem que suspender a programação dos finais de semana e transmitir os programas de Buenos Aires. A rádio pública na Argentina, em funcionamento desde 1937, possui uma das poucas emissoras bicontinentais do mundo, localizada em Río Grande na Ilha Grande da Terra do Fogo (sul), que também pode ser ouvida em parte da Antártida, nas Ilhas Malvinas e nas Ilhas do Atlântico Sul. A Televisión Pública, por sua vez, começou a ser transmitida em 1951 e foi a primeira emissora de televisão da Argentina .

*Com informações da AFP e EFE

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img