A saída de Jürgen Klopp não significou o fim de uma era apenas para o Liverpool. Com ele, foi encerrado um ciclo da maior rivalidade entre treinadores dos últimos anos. Ao menos por uma longa temporada, e talvez em definitivo, o futebol deixará de ver o duelo entre o alemão e Pep Guardiola.
Pep x Klopp ditaram por anos a fio duelos acirrados, em uma dinâmica que testou ambos ao limite. A ponto de Guardiola reconhecer ter se transformado em um treinador maior por conta do arquirrival. E com razão: o catalão nunca encontrou outro técnico capaz de lhe trazer tanta dor de cabeça.
O histórico de Pep Guardiola é de confronto direto com grandes nomes de sua geração, de novas gerações, e das mais antigas. Foram pelejas históricas, por exemplo, com outros gigantes como José Mourinho e Carlo Ancelotti. Os dois tiveram seus dias de glória contra Pep, o último em uma dolorosa eliminação do Manchester City para o Real Madrid do italiano. Mas o saldo final sempre foi positivo para o treinador espanhol.
Klopp, no entanto, sempre foi uma exceção…
O início da rivalidade entre Pep Guardiola e Jürgen Klopp teve início na Alemanha, em 2013. E logo em um jogo decisivo. O Borussia Dortmund de Klopp entregou o cartão de visitas a Guardiola com vitória por 4 a 2 na estreia do catalão pelo Bayern de Munique.
A passagem pelo Bayern acabou por ser estranha para Guardiola. Apesar do sucesso absoluto dentro de seus domínios, com três títulos da Bundesliga em três temporadas, e dois da Copa da Alemanha, o técnico foi questionado por suas falhas na Liga dos Campeões, que o clube bávaro tinha conquistado um ano antes.
O Bayern sobrava na Bundesliga… Mas não contra o Dortmund de Klopp. Ainda em 2013/14, depois de aplicar uma pesada goleada de 3 a 0 sobre o rival no Signal Iduna Park, o Dortmund respondeu com o mesmo placar na Allianz Arena. No saldo geral, foram três vitórias para os aurinegros, quatro para o Bayern, e um empate que acabou com vitória nos pênaltis para Klopp. Um empate técnico.
Em 2015, Klopp aceitou o desafio em um Liverpool que tentava reencontrar o caminho das vitórias. Guardiola o seguiu um ano depois, para o Manchester City, financiado pelos petrodólares dos Emirados Árabes. A dupla repetiria a rivalidade.
Guardiola levantou mais títulos no City que Klopp no Liverpool. Mas, no confronto direto, para a surpresa de muitos, o saldo é positivo para o alemão: 11 vitórias, contra 10 de Pep.
Além de Klopp, apenas Antonio Conte conta com saldo positivo entre todos os rivais de Guardiola na carreira (mais de cinco jogos), mas com uma amostragem menor: foram quatro vitórias do italiano, três do espanhol.
Fonte: Ogol
Comentários