Com mira no MST, Câmara dos Deputados aprova projeto que pune ocupações de terras rurais no Brasil
Anuncie Aqui
Medida visa combater ações do MST e gera polêmica
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que visa punir ocupações de terras rurais e prédios públicos no Brasil. Com 336 votos a favor e 120 contra, a medida recebeu apoio da bancada ruralista e tem como objetivo combater as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O deputado Marcos Pollon justificou a necessidade do projeto devido às ocupações promovidas pelo MST. Quem participar de invasões fica proibido de receber benefícios do governo, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, além de ser impedido de participar de concursos públicos. Partidos como PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede votaram contra o projeto, enquanto as demais legendas apoiaram a medida. A Câmara ainda precisa votar destaques que podem alterar o texto antes de enviá-lo para o Senado.
A deputada Erika Kokay considera o projeto inconstitucional por criminalizar a luta pela reforma agrária. Já o deputado Tadeu Veneri questionou se os grileiros de terra pública também serão punidos. O MST informou que irá se manifestar sobre o tema, justificando as ocupações de terra com base no artigo 184 da Constituição Federal.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários