Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioESPORTESTempero brasileiro e conquista internacional? Leverkusen e Atalanta, unidos pela história

Tempero brasileiro e conquista internacional? Leverkusen e Atalanta, unidos pela história

spot_img

Dois clubes centenários medem forças, nesta quarta-feira (22), pela decisão da Liga Europa. Atalanta e Bayer Leverkusen, para além da tradição em seus países, possuem muito em comum.

Ambas as equipes nunca precisaram de troféus para contar com grande apoio da torcida. Seja em Bérgamo, a cerca de 50km da capital Milão, seja em Leverkusen, a mais de 500km de Berlim, a paixão foi construída ao redor de dessabores.

Fundado em 1904, o Bayer vive em 2023/24, sob o comando de Xabi Alonso, a maior temporada de sua história. Foram precisos 119 anos de espera pelo primeiro título nacional.

O primeiro troféu de expressão, no entanto, aconteceu em em 1988 e, curiosamente, o time de Leverkusen desbravou a Europa sem sair de casa.

Com a Bay Arena como palco, o Leverkusen bateu o Espanyol, na decisão pela antiga Copa da Uefa, e coube a um brasileiro dar início a uma reviravolta épica.

Depois de perder o jogo de ida por 3 a 0, o Bayer iniciou reação com gol de Tita, um dos grandes expoentes do Flamengo na década de 1980.

O time alemão devolveu o placar da primeira partida, levou a decisão para os pênaltis, e conquistou o até então troféu mais importante de sua história.

Fundada em 1907, a Atalanta, assim como o Bayer, também vive um dos grandes momentos de sua história com Gian Piero Gasperini no comando.

Diferentemente dos alemães, os Orobici levantaram um título nacional ainda cedo. Na temporada 1962/63, a Atalanta superou o tradicional Torino para ficar com o troféu da Coppa Italia. Angelo Domenghini, que disputou e marcou gol na Copa de 1970, marcou um hat-trick.

De lá para cá, no entanto, os títulos só vieram na segunda divisão da Itália. Ao todo, a equipe soma seis troféus da Série B e, nas copas, foram cinco vice-campeonatos desde os anos 60 – três deles com Gasperini.

Em busca de reescrever a história, curiosamente, a Atalanta pode se espelhar na história do Bayer Leverkusen na segunda principal competição europeia.

Assim como o Bayer de 1988, a Atalanta também conta com um brasileiro e que atua como meio-campista. Éderson, convocado por Dorival Júnior para defender o Brasil na Copa América, é o atleta com mais jogos pela equipe na temporada, com 51.

Separados geograficamente, mas unidos por uma história de muita luta e decepções, Atalanta e Bayer Leverkusen fazem, nesta quarta-feira, um duelo de semelhantes. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img