Boletim Epidemiológico: MS registra 9.155 casos confirmados de dengue
Anuncie Aqui
Situação da Dengue e Chikungunya em Mato Grosso do Sul
De acordo com o boletim epidemiológico da 20ª semana de 2024, Mato Grosso do Sul registrou 19.310 casos prováveis de dengue, com 9.155 casos confirmados. Infelizmente, 18 óbitos foram confirmados devido à doença, e outros 15 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Juti lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Laguna Carapã, Iguatemi, Figueirão, Antônio João, Itaquiraí, Rio Negro, Japorã, Vicentina e Brasilândia.
Os óbitos ocorreram em várias cidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 9 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Em relação à vacinação, 46.808 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. Mato Grosso do Sul recebeu um total de 101.619 doses do Ministério da Saúde para combater a dengue. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue.
Em relação à Chikungunya, o Estado registrou 4.822 casos prováveis, com 573 confirmados. Não houve óbitos registrados. Iguatemi apresenta alta incidência da doença, seguido por Antônio João, Rio Negro, Vicentina e Figueirão.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta para evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde no município.
Boletim Epidemiológico Dengue SE 20 – 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 20 – 2024
Marcus Moura, Comunicação SES
Foto: Reprodução
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários