Talvez seja a primeira vez que você ouça falar sobre Ademola Lookman. Nascido na Inglaterra, o atacante da Atalanta teve o melhor dia da carreira futebolística: conquistou o primeiro título profissional no futebol, marcou o único hat-trick da carreira – e da história da final da Liga Europa.
De carreira instável e movimentada, Lookman se uniu com Gasperini para reescrever a história da Atalanta. Juntos, conquistaram o primeiro grande troféu da história dos Nerazzurri e, agora, colocam a equipe italiana em posição de alçar voos maiores.
Antes de aterrissar na Itália, o ponta nigeriano teve carreira significativa, no quesito temporal, e instável, no quesito futebolístico. Foram cinco diferentes equipes defendidas antes de chegar na Atalanta, na temporada passada.
Formado no Charlton Athletic, Lookman rapidamente chamou a atenção do Everton, após sete gols e duas assistências em 25 jogos na primeira temporada profissional. Chegou nos Toffes no início de 2017 e ficou até o fim da temporada 2018/19, sem se firmar definitivamente.
Entre empréstimo para o Leipzig, onde posteriormente foi jogar em definitivo, e algumas partidas pelo sub-23, foram 48 atuações ofuscadas pelo profissional dos ingleses, com poucas participações diretas em gol. Na Alemanha, entre as duas passagens pelo time da Red Bull, o jogador entrou em campo 23 vezes, com cinco gols e três assistências, todos quando ainda pertencia ao Everton.
Na penúltima passagem pela Terra da Rainha, Lookman defendeu as cores do Fulham. Com 35 jogos disputados no clube alvinegro, o ponta anotou quatro tentos e contribuiu com quatro passes para gol, quando os Cottagers foram rebaixados para a Championship após amargarem a 18ª posição da Premier League.
Antes de rumar à Itália, o nigeriano ainda atuou pelo Leicester City e, por lá, ajudou o clube à chegar nas semis da Conference League e terminar a elite inglesa na oitava colocação. Apesar de ser reserva em muitas oportunidades, contribuiu com oito gols e seis assistências nas 42 partidas que disputou.
A temporada 2023/24 sorriu para o naturalizado nigeriano. Com 15 gols e seis assistências em 43 jogos, Lookman passou, pela primeira vez na carreira, das 20 participações diretas, além de bater outras metas no ano futebolístico de melhor desempenho.
Essa é a temporada com mais partidas como jogador profissional, superando 2021/22, quando entrou em campo em 42 oportunidades pelo Leicester City. Depois da decisão frente ao Leverkusen, quando marcou três vezes, o nigeriano chegou aos 43 jogos oficiais.
Na final, o ponta atingiu uma marca que apenas outros quatro têm a honra de ostentar. Ademola Lookman se tornou o quinto jogador na história a marcar um hat-trick numa final europeia, junto de Puskas, Di Stefano, Strick e Heynckes, esses em Champions League. Detalhe especial: esse foi o primeiro hat-trick de toda a carreira.
De inexperiente e instável para um jogador desejado pelos grandes europeus para a próxima temporada, Lookman teve um excelente tutor. Gian Piero Gasperini fez com que o nigeriano se tornasse praticamente outro jogador.
É uma verdade que a Atalanta propõe um futebol ofensivo. E, ao lado de Scamacca, Koopmeiners e De Katalaere, é uma das peças cruciais desse sistema tático, que marca muitos gols oriundos de diferentes jogadas, seja por roubadas de bola, por passes na faixa central ou por cruzamentos, por exemplo.
Lookman é o vice-artilheiro da equipe, empatado com Koopmeiners com 15 gols e atrás somente de Scamacca, com 18 marcados. Além disso, é o décimo na escala de garçons dos Nerazzurri.
O jogador atua como segundo atacante no estilo de Gasperini. Em diversos momentos do jogo, o camisa 11 da Atalanta surge de trás para finalizar as jogadas. E, apesar de marcar mais gols do que assistências, o nigeriano tem mais características criativas do que conclusivas.
Uma das principais histórias revolucionárias da atual temporada no velho continente é contada por Gasperini. E, quando a “Atalanta de 24” for lembrada no futuro, é óbvio que Ademola Lookman terá lugar nas imaginações alheias.
Fonte: Ogol
Comentários