Governo realiza seminário para debater estratégia de superação da vulnerabilidade social no MS
Anuncie Aqui
Seminário de Estratégias de Superação da Vulnerabilidade Social em Mato Grosso do Sul
O Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead), a Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem) e a Escola de Governo (Escolagov), promoverá o Seminário de Estratégias de Superação da Vulnerabilidade Social no Estado. O evento está marcado para o dia 12 de junho, no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária da UFMS, das 8h às 18h.
O seminário é direcionado a profissionais da assistência social, universidades, Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS (CRIE-MS), secretários estaduais e municipais, prefeitos, pesquisadores e demais interessados. A expectativa é reunir mais de 700 pessoas, incluindo convidados, autoridades e especialistas da área.
O objetivo do evento é ampliar o espaço de debate entre os profissionais da assistência social e integrar a comunidade científica e acadêmica para discutir estratégias de aprimoramento das políticas públicas na assistência social e direitos humanos. A iniciativa visa promover um Mato Grosso do Sul mais inclusivo e atender à população vulnerável de forma mais eficaz.
A secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, destaca que a pesquisa realizada pela Sead, com apoio técnico da Segem, traçou a realidade socioeconômica da população vulnerável nos municípios sul-mato-grossenses. Esse panorama permitiu ampliar as possibilidades de atendimento para aquelas pessoas que não estavam cadastradas nos bancos oficiais de dados, como o CadÚnico (Cadastro Único).
O superintendente de Inteligência de Dados da Segem, Leandro Sauer, ressalta que o seminário também convidará a comunidade científica a enviar artigos sobre o tema para publicação em revistas acadêmicas. Os resultados da pesquisa forneceram uma base de dados mais completa, refletindo a realidade socioeconômica da população vulnerável do estado.
A programação do evento inclui palestras e mesa redonda para debates. Pela manhã, haverá uma apresentação sobre a Pesquisa Socioeconômica e Social de Mato Grosso do Sul e o respectivo Mapa de Vulnerabilidade Social do MS, com a metodologia do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). À tarde, será abordada a Metodologia de Construção do Indicador de Vulnerabilidade Social (IVS), ministrada pela Dra. Luciana Servo, diretora do IPEA. A mesa redonda encerrará o evento, com um debate sobre estratégias de superação da vulnerabilidade social no estado, contando com a participação de especialistas, como a Profa. Dra. Luziele Tapajós da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e outros convidados.
Renata Brum, Comunicação Segem
Leomar Rosa, Comunicação Sead
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários