Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Governo realiza seminário para debater estratégia de superação da vulnerabilidade social no MS

23/05/2024 às 16:13
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Seminário de Estratégias de Superação da Vulnerabilidade Social em Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead), a Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem) e a Escola de Governo (Escolagov), promoverá o Seminário de Estratégias de Superação da Vulnerabilidade Social no Estado. O evento está marcado para o dia 12 de junho, no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária da UFMS, das 8h às 18h.

O seminário é direcionado a profissionais da assistência social, universidades, Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS (CRIE-MS), secretários estaduais e municipais, prefeitos, pesquisadores e demais interessados. A expectativa é reunir mais de 700 pessoas, incluindo convidados, autoridades e especialistas da área.

O objetivo do evento é ampliar o espaço de debate entre os profissionais da assistência social e integrar a comunidade científica e acadêmica para discutir estratégias de aprimoramento das políticas públicas na assistência social e direitos humanos. A iniciativa visa promover um Mato Grosso do Sul mais inclusivo e atender à população vulnerável de forma mais eficaz.

A secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, destaca que a pesquisa realizada pela Sead, com apoio técnico da Segem, traçou a realidade socioeconômica da população vulnerável nos municípios sul-mato-grossenses. Esse panorama permitiu ampliar as possibilidades de atendimento para aquelas pessoas que não estavam cadastradas nos bancos oficiais de dados, como o CadÚnico (Cadastro Único).

O superintendente de Inteligência de Dados da Segem, Leandro Sauer, ressalta que o seminário também convidará a comunidade científica a enviar artigos sobre o tema para publicação em revistas acadêmicas. Os resultados da pesquisa forneceram uma base de dados mais completa, refletindo a realidade socioeconômica da população vulnerável do estado.

A programação do evento inclui palestras e mesa redonda para debates. Pela manhã, haverá uma apresentação sobre a Pesquisa Socioeconômica e Social de Mato Grosso do Sul e o respectivo Mapa de Vulnerabilidade Social do MS, com a metodologia do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). À tarde, será abordada a Metodologia de Construção do Indicador de Vulnerabilidade Social (IVS), ministrada pela Dra. Luciana Servo, diretora do IPEA. A mesa redonda encerrará o evento, com um debate sobre estratégias de superação da vulnerabilidade social no estado, contando com a participação de especialistas, como a Profa. Dra. Luziele Tapajós da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e outros convidados.

Renata Brum, Comunicação Segem
Leomar Rosa, Comunicação Sead 

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias