A classificação emocionante do Vasco às oitavas de final da Copa do Brasil, na terça-feira, foi um bom presságio para os clubes do estado. Nesta quarta, Flamengo, Fluminense e Botafogo confirmaram suas vagas para a sequência da disputa em um feito que não acontecia há mais de uma década.
O trio carioca definiu o avanço na competição com triunfos diante de Amazonas, Sampaio Corrêa e Vitória, sem precisar da loteria das penalidades máximas. Os quatro não participavam das oitavas de final, em conjunto, desde 2013
Em 2013, o Botafogo fez as vezes do Vasco e atingiu as oitavas com emoção. O triunfo contra o Figueirense só veio nos pênaltis, enquanto o Flamengo venceu os dois jogos da terceira fase contra o ASA.
Há, porém, outro fator a levar em consideração na disputa de 11 anos atrás. Fluminense e Vasco entraram diretamente na fase que contava com os 16 melhores clubes da disputa.
O Flu conciliava a disputa da Copa Libertadores, enquanto o Vasco, quinto colocado no Brasileirão de 2012, herdou a vaga do São Paulo. Campeão da Sula no ano anterior, o time paulista disputou as duas competições continentais em 2013 e foi obrigado a ficar de fora da Copa do Brasil pelas regras da época.
Naquele ano, Fla e Fogão avançaram e se encontraram nas quartas de final. O Vasco também seguiu e foi superado pelo Goiás, pelo gol qualificado. O Esmeraldino já havia deixado o Flu para trás. O Rubro-Negro eliminou o Alvinegro e acabou por ser o campeão em cima do Athletico Paranaense.
O Flamengo, aliás, é o responsável pelas duas últimas conquistas do Rio de Janeiro na Copa do Brasil. Depois de 2013, o Mengão faturou a Copa do Brasil também no ano de 2022, a quarta conquista de sua história.
Fonte: Ogol
Comentários