Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Temporada de calor deixa 48 mortos em dois meses no México

25/05/2024 às 09:08
3 min de leitura
México calor

Anuncie Aqui

Calor Extremo no México: 48 Mortes Registradas na Atual Temporada

O México já registrou 48 mortos na atual temporada de calor, que iniciou em março, segundo um relatório epidemiológico da Secretaria de Saúde. Mais de 950 pessoas também sofreram diversos efeitos à saúde devido às altas temperaturas. Cientistas da Universidade Nacional Autônoma do México alertaram que novos recordes de temperatura podem ser alcançados nos próximos dias.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, descreveu a situação como “excepcional” e relacionou o calor ao fenômeno das mudanças climáticas. A Cidade do México e sua região metropolitana, onde vivem cerca de 22 milhões de pessoas, acumulam recordes de temperatura nesta temporada. Estrada, coordenador do programa de pesquisa sobre mudanças climáticas da universidade, afirmou que o ano de 2024 caminha para se tornar “o mais quente da História”.

O calor intenso também agravou a poluição na Cidade do México, onde circulam cerca de 6,5 milhões de veículos. Em resposta, foi decretado estado de alerta em dias com altos índices de poluição, retirando mais de 20% dos veículos de circulação. Além disso, dezenas de macacos na floresta dos estados de Tabasco e Chiapas morreram aparentemente devido às altas temperaturas, com alguns animais apresentando temperatura corporal de 43ºC.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias