Vitória dá cavalo de pau e vai para reformulação em julho após baque no Brasileirão
Anuncie Aqui
Campeão da Série B e de volta à primeira divisão depois de seis anos, o Vitória levou um baque gigante nas primeiras rodadas da Série A e vai chegar a sétima rodada com apenas um ponto conquistado e ainda sem vencer. A repercussão do início ruim é gigante e internamente o clube prepara uma reformulação na próxima janela de transferências para tentar evitar um novo rebaixamento.
O grande problema é que o Vitória vai para uma reformulação e mudança de elenco poucos meses depois de fazer 24 contratações. Na volta para a Série A, o Leão investiu alto na busca por reforços, contratando jogadores de renome e ainda abrindo o bolso para tirar alguns jovens atletas das suas equipes, como o volante Léo Naldi e o atacante Janderson, o último, a contratação mais cara da sua história.
O resultado das quase três dezenas de reforços até aqui é bastante negativo. Em campo, poucos dos contratados conseguiram tomar lugar no time titular na comparação com 2023. Ou seja, a base ainda é completamente composta por um elenco que brilhou na Série B. Além disso, os erros foram grandes a ponto de reforços já terem deixado o clube.
Dos 24 contratados até o momento, são 3 goleiros, 3 zagueiros, 4 laterais, 4 volantes, 4 meias, 2 pontas e 4 centroavantes. Desses, apenas três integram o time titular mais utilizado durante o ano, são eles o lateral esquerdo PK, o volante Willian Oliveira e o atacante Alerrandro. O último já virou reserva durante a Série A.
Diante desse contexto, dá para analisar que a janela de transferências absolutamente não deu certo. O Vitória ainda conta com algumas buscas interessantes. Contratou os zagueiros Zapata (ex-Milan) e Bruno Uvini (ex-Grêmio), mas eles não devem roubar as vagas de Camutanga e Wagner Leonardo. De nomes mais conhecidos, ainda levou Jean Mota, Luiz Adriano e Luan. Os dois primeiros não conseguem atuar em grande nível e o terceiro já rescindiu seu contrato com poucos minutos em campo.
Luiz Adriano, inclusive, teve sua busca por mais minutos exposta por seu empresário nas redes sociais. Ele foi um dos quatro centroavantes contratados pelo clube, que já tem Léo Gamalho. Alerrandro é o que mais teve sequência, enquanto Caio Dantas saiu depois de nove jogos.
Outro que deixou o clube foi o goleiro Maycon Cleiton. Fez uma partida ruim em um gramado péssimo do interior, deixou de ser opção e seguiu para o Ceará. Claramente faltou assertividade.
Em meio ao cenário turbulento, o Vitória tenta se desapegar do passado e mudar completamente. A primeira decisão foi aproveitar a paralisação do Brasileirão para trocar de treinador, demitindo Léo Condé e contratando Thiago Carpini. Nesta semana, Zeca, capitão do título da Série B, pediu para deixar o clube e deu início a uma série de saídas, conforme a imprensa baiana.
Depois de 24 contratações, o Vitória entende que precisa mudar drasticamente para competir na Série A. Se a ideia anterior era ter uma equipe de “maior força”, conforme frisado diversas vezes no início da temporada pelo presidente Fábio Mota, a contratação de Carpini quebrou completamente essa perspectiva e o treinador já pediu reforços publicamente.
“Tem alguns jogadores que fogem um pouco da nossa característica de jogo e das ideias. Então, se pudermos ir no mercado, esse é um setor que precisa de reforços”, falou sobre o ataque.
Ainda fica como dúvida o impacto financeiro para um clube que tenta se reconstruir depois de anos de má gestão e de visita até mesmo a Série C. Já foram 24 reforços, quantos mais serão necessários?
Contratações do Vitória em 2024
Goleiros – Muriel (contratado do AEL Limassol, do Chipre), Alexandre Fintelman (contratado do CSA) e Maycon Cleiton (contratado do Bragantino e saiu para o Ceará);
Zagueiros – Cristián Zapata (ex-Milan contratado do Independiente Medellín), Reynaldo (contratado do Coritiba) e Bruno Uvini (contratado do Grêmio);
Laterais – Raul Cáceres (contratado do Guaraní do Paraguai), Willean Lepo (contratado do Novorizontino), PK (contratado do Cuiabá) e Lucas Esteves (contratado do Palmeiras);
Volantes – Willian Oliveira (contratado do Goiás), Luan Santos (contratado do São Paulo), Léo Naldi (contratado da Ponte Preta), Caio Vinicius (contratado do Goiás);
Meias – Jean Mota (contratado do Inter Miami), Daniel Jr. (contratado do Cruzeiro), Pablo (contratado do Jacuipense), Luan (contratado do Grêmio e já rescindiu);
Pontas – Eryc Castillo (contratado do Aucas, do Equador), Everaldo (contratado do América Mineiro);
Centroavantes – Luiz Adriano (contratado do Internacional), Janderson (contratado do Botafogo), Alerrandro (contratado do Bragantino) e Caio Dantas (contratado do Água Santa e que seguiu para o Guarani).
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários