Competição de ‘início de temporada’, a Copa do Nordeste teve suas datas adiadas e as semifinais acontecerão neste domingo, 26, em jogo único. Frente a frente estarão as melhores equipes da região na busca pelas vagas na grande final. Se enfrentam Bahia e CRB, na Arena Fonte Nova; e Sport e Fortaleza, na Arena de Pernambuco. Os duelos serão simultâneos, a partir das 18h.
Dono da melhor campanha geral da Copa do Nordeste após uma primeira fase e quartas de finais de poucos sustos, o Bahia entra em campo neste domingo como o grande favorito diante do CRB. Em casa e com promessa de casa cheia, o Tricolor deve ser propositivo e comandar as ações, mas tem pela frente um adversário que pode ser perigoso.
O Bahia vive seu melhor momento sob o comando de Rogério Ceni. Depois de certa desconfiança pela perda do título estadual contra o grande rival Vitória, o Tricolor faz seu melhor início de Brasileirão e está na segunda posição, atrás do Athletico Paranaense apenas no saldo de gols. Além disso, se impôs diante do Criciúma e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Já o CRB também fez boa campanha na fase de grupos da Copa do Nordeste, mas sofreu para passar do Botafogo da Paraíba nas quartas, avançando somente nos pênaltis. Na Série B, o início é instável, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, apenas na 11ª colocação. No entanto, vencendo duas vezes o Ceará também foi para as oitavas da Copa do Brasil.
Bahia e CRB já se enfrentaram durante a fase de grupos da Copa do Nordeste, no Rei Pelé. O duelo foi equilibrado e um dos mais difíceis para o Tricolor, que ainda assim venceu por 1 a 0, com gol de Thaciano.
Para o duelo deste domingo, o Bahia terá como desfalque o atacante Everaldo, lesionado, e o meia Carlos De Pena, que não foi inscrito na Copa do Nordeste. Já o CRB não terá o lateral esquerdo Willian Formiga, também lesionado.
Claro, é tudo teoria, mas a outra semifinal da Copa do Nordeste é mais imprevisível. Sport e Fortaleza se encontram na Arena de Pernambuco valendo a outra vaga na final e não há um franco favorito. O Tricolor está na Série A e foi o melhor clube da região nos últimos anos, no entanto, tem um 2024 instável. Já o Sport vive momento de alta e agrada a sua torcida pelo desempenho recente.
Dono da casa, o Sport vive lua de mel com o técnico Mariano Soso, que chegou como desconhecido no futebol brasileiro. A campanha na Copa do Nordeste foi com liderança na fase de grupos e vitória diante do Ceará nas quartas. O início na Série B é animador, com quatro vitórias em seis jogos, apesar das duas derrotas recentes. Já na Copa do Brasil caiu na terceira fase para o Atlético Mineiro, mas com elogios pela competitividade, vencendo o jogo de volta.
Já o Fortaleza foi mal na Copa do Nordeste, pontuando pouco e avançando por estar em um grupo de poucos pontos. O início de 2024 foi ruim, mas a equipe de Vojvoda melhorou. Lidera o seu grupo na Sul-Americana, que conta com o Boca Juniors. No Brasileirão é a equipe que mais empatou e está no meio da tabela, com 7 pontos.
Sport e Fortaleza se enfrentaram na fase de grupos da Copa do Nordeste há alguns meses em Pernambuco e o pós jogo se tornou um dos tristes episódios do futebol brasileiro, quando a delegação do Fortaleza foi atacada e os jogadores feridos em ônibus. Na ocasião, as equipes empataram em 1 a 1. O esquema de segurança foi reforçado para o duelo deste domingo.
Para a semifinal, o Sport pode ter o desfalque do lateral esquerdo Felipinho. O seu reserva, Dalbert, não está inscrito na Copa do Nordeste. Com isso, o Leão pode usar o jovem Riquelme ou o lateral-direito Rosales na função. O Fortaleza não terá Emmanuel Martínez, Felipe Jonatan, Breno Lopes e Renato Kayzer, que não foram inscritos, além dos lesionados Calebe, Lucas Sasha, Brítez e Marinho.
A final da Copa do Nordeste acontecerá com jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha mandando o segundo jogo. As datas definidas são 5 e 9 de junho.
Fonte: Ogol
Comentários