A última rodada do Campeonato Italiano foi marcada pela luta contra o rebaixamento, que só foi definido neste domingo, 26. Antes dos jogos começaram, o Empoli, que enfrentou a Roma, tinha 33 pontos e estava sendo rebaixado. Na disputa ainda tinha Frosinone e Udinese em jogo contra a degola. O Cagliari se salvou com 36 pontos por ter os adversários diretos se enfrentando.
Na última rodada quem seu deu pior e acabou rebaixado foi o Frosinone, que perdeu para a Udinese por 1 a 0, em casa. A definição aconteceu com muita emoção, já que o Empoli estava sendo rebaixado até os 48 minutos do segundo tempo, quando Niang deu a vitória por 2 a 1 contra a Roma. Os outros rebaixados foram o Sassuolo, com 30 pontos e a Salernitana, com apenas 17.
Na outra ponta da tabela, a grande campeã foi a Internazionale, com campanha imponente em resultados e desempenho, conquistando o título com rodadas de antecedência. Os Nerazurri também entraram em campo neste domingo e terminaram o Campeonato com um empate contra o Verona e 94 pontos conquistados. Foram 29 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas. A campanha teve 89 gols marcados e 22 sofridos.
A Inter teve 19 pontos de vantagem para o grande rival e segundo colocado Milan, que também tirou o pé na reta final após garantir sua vaga na Liga dos Campeões. A terceira posição foi da Juventus, com 71 pontos e de volta para a elite europeia depois de um ano de ausência. Atalanta e o Bologna, do brasileiro Thiago Motta que será treinador da Juve, também se classificaram.
A Atalanta, inclusive, ainda fará seu último jogo no Campeonato Italiano no dia 2 de junho, contra a Fiorentina. O adiamento foi por conta da final da Liga Europa, em que sa sagrou campeão. A quarta posição já está garantida, mas se a equipe de Bergâmo caísse para o quinto lugar, a Roma, que ficou em sexta também iria para a Liga dos Campeões. Isso não vai acontecer e a equipe da capital ficou somente com a Liga Europa.
A tabela segue com Lazio (7º), Fiorentina (8º), Torino (9º) e o Napoli, que foi a grande decepção. Campeão em 2022/23 com campanha de 90 pontos, os Azurri não mantiveram o nível, conviveram com crise, demitiram o treinador e terminaram com apenas 53 pontos.
Em seguida ficaram as equipes que não disputaram até o fim contra o rebaixamento, mas não tiveram nível para ir além. Genoa (11º), Monza (12º), Verona (13º) e Lecce (14º).
Fonte: Ogol
Comentários