Após uma paralisação de duas semanas por conta da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul, a Série A do Campeonato Brasileiro será mesma retomada neste sábado, 2, conforme o previsto. A decisão foi confirmada nesta segunda-feira, 27, em Conselho Técnico Extraordinário, que contou com a participação dos 20 clubes.
A decisão unânime dos clubes foi de reiniciar o Brasileirão a partir da 7ª rodada, na data originalmente reservada para a 9ª rodada. De acordo com a Confederação Brasileira de futebol, a intenção é preservar o planejamento técnico que embasou a elaboração da tabela.
Mesmo com a paralisação de duas rodadas por conta da tragédia climática, a decisão dos clubes foi de não prolongar a competição, que seguirá sendo encerrada no dia 8 de dezembro. Para isso, alguns jogos serão disputados em datas Fifa durante o ano. Até o fim de 2024 existem datas em em junho, setembro, outubro e novembro. A CBF, no entanto, ainda não detalhou como os jogos serão distribuídos.
“Vamos usar algumas datas Fifa. Foi discutida uma flexibilização, possivelmente até uma inversão de mando quando necessária. Vamos analisar caso a caso”, disse o presidente do São Paulo, Júlio Casares à imprensa presente na sede da CBF.
Uma outra decisão tomada foi a aprovação de que os clubes gaúchos possam inverter o mando de campo no primeiro turno. Grêmio e Internacional sofreram danos nos seus estádios e também existem problemas de logística para chegar e sair das cidades gaúchas. A troca de mando terá que contar com a aprovação dos adversários.
“A gente fica feliz também que a grande maioria dos clubes entenderam a situação que estamos passando no Rio Grande do Sul. Tomamos algumas medidas paliativas pra gente retomar e minimizar o desequilíbrio”, disse o presidente do Grêmio, Alberto Guerra.
“Conseguimos consensuar decisões que envolvem o restante do campeonato, o calendário, o apoio da CBF, e, principalmente, os clubes do Rio Grande do Sul, que sofrem hoje com essa catástrofe climática. Esses acordos nos dão uma segurança e uma previsibilidade de trabalho”, disse o presidente do Internacional, Alexandre Barcellos.
Desde o início do mês, os três clubes gaúchos (Grêmio, Internacional e Juventude) tiveram suas partidas suspensas por causa dos eventos climáticos severos neste mês no Estado. Nesta volta ao Brasileirão, o Tricolor recebe o Bragantino (jogo deve ser no Couto Pereira), o Colorado visita o Cuiabá e o Jú também joga fora de casa contra o Fluminense.
Fonte: Ogol




Comentários