Coreia do Norte envia balões com lixo e supostas fezes para a Coreia do Sul
A Coreia do Norte enviou balões com sacos cheios de lixo, papel higiênico e supostas fezes de animais para áreas na fronteira com a Coreia do Sul. Essa ação foi criticada pelo Exército de Seul, que a considerou um ato de “baixa categoria”. A imprensa sul-coreana recebeu fotografias desses balões brancos amarrados a sacos de lixo cheios de resíduos e do que parecem ser excrementos. No fim de semana, a Coreia do Norte alertou que cobriria as zonas fronteiriças do seu vizinho do sul com “pilhas de papel usado e sujeira”.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul confirmou que alguns balões transportavam lixo. Eles insistiram que as ações de Pyongyang “violam claramente o direito internacional e representam uma grave ameaça à segurança do nosso povo”. Na noite da última terça-feira (28), a província de Gyeonggi emitiu uma mensagem de alerta aos moradores, pedindo que evitassem sair de suas casas e denunciassem os objetos norte-coreanos aos militares.
Essa não é a primeira vez que Pyongyang lança propaganda no Sul, mas desta vez os métodos são peculiares. Além de papel higiênico e lixo, foram encontradas baterias chinesas nos sacos. Algumas testemunhas também relataram um cheiro característico dos balões, sugerindo que possam conter fezes de animais. Essas ações continuam a aumentar as tensões entre as duas Coreias, que permanecem tecnicamente em guerra desde o fim da Guerra da Coreia em 1953.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News
Comentários