O Cruzeiro teve de ser insistente para superar a retranca da Universidad Católica, do Equador, e, com gol de Rafael Silva, vencer por 1 a 0, no Mineirão, para confirmar a liderança do grupo e a classificação para as oitavas da Copa Sul-Americana.
Com 12 pontos, a Raposa deixa os equatorianos para trás, com 11, e avançam direto para as oitavas. La U terá de jogar um playoff contra uma equipe que vem da Libertadores.
O Cruzeiro começou o jogo usando bem os laterais. William e Marlon apareciam bem no fundo, com apois interessantes. Barreal, pela canhota, aparecia para jogar com o segundo. Verón criava linha de passe para o primeiro. E depois de receber do lateral, o ex-palmeirense quase abriu o placar em chute perigoso pela direita.
A Católica respondia nos contra-ataques. Com poucos passes, conseguia chegar na área. Em um desses lances, Ismael Díaz abriu na canhota para Layan Loor, que finalizou com perigo. A bola passou perto da trave de Anderson.
O primeiro tempo foi quase todo assim: ataque e contra-ataque. Barreal voltou a ter boa chance pelo lado celeste ao receber cobrança de lateral rápida de Marlon na canhota. O argentino apareceu livre na área, mas tentou mandar para o meio e a bola cruzou a pequena área sem ninguém desviar.
Faltava a presença de Rafa Silva, pouco participativo. Só aos 37, o atacante, enfim, apareceu. Depois de Barreal tentar cruzar de letra, William deixou com Verón, que abriu na área para Rafa Silva. O centroavante chutou forte, mas para fora.
Matheus Pereira teve outra grande oportunidade na área. Verón tabelou com William na direita e mandou no meio para Pereira chegar batendo. A bola subiu demais! Os equatorianos quase castigaram em contra-ataque com Díaz aos 44. Anderson salvou.
O Cruzeiro seguiu buscando o gol no segundo tempo. E quase conseguiu logo aos três minutos. Rafa Silva tentou jogada na área, e a sobra ficou com Matheus Pereira, que mandou de bicicleta. Rafael Romo fez grande defesa para evitar o gol.
A pressão celeste foi maior no segundo tempo. Cada vez mais recuado, o time equatoriano sobrevivia. O jovem Robert entrou bem pela canhota, mas a Católica continuou se defendendo bravamente.
Levou muita paciência. Muita insistência. E também um pouco de sorte. Lucas Silva cobrou escanteio na área e Romo, que vinha bem na partida, não conseguiu defender cabeçada de Zé Ivaldo. Rafa Silva ficou com sobra de bola na pequena área para mandar para dentro.
Restavam dez minutos para os equatorianos responderem. Anangonó quase conseguiu em pancada de fora da área de canhota. Anderson foi no cantinho espalmar. Para acabar com o drama, os mineiros quase mataram o jogo em lance na área aos 43. Foram três chances seguidas. De tudo quanto foi jeito. Romo pegou, a bola pegou na trave e a zaga ainda bloqueou o terceiro chute. Logo em seguida, Rafa Silva isolou chance cara a cara.
O drama durou os cinco minutos de acréscimos. Mas o apito final confirmou a liderança, e a vaga nas oitavas, para a equipe celeste. Festa no Mineirão.
Fonte: Ogol
Comentários