Botafogo vence a primeira em Itaquera, dorme líder e deixa Corinthians no Z4

Com um gol de Júnior Santos, o Botafogo bateu o Corinthians, por 1 a 0, para vencer pela primeira vez na Neo Química Arena e dormir na liderança do Brasileirão. 

Já há seis jogos invictos, o Glorioso, que não vencia o rival em São Paulo há 12 anos, assume a primeira colocação da Série A, com 13 pontos. Já o Timão, com apenas cinco, abre a zona de rebaixamento. 

Foi um primeiro tempo de pouco espaço para os ataques se criarem. Muito por isso, o Corinthians usou e abusou de Wesley pela direita. Mas Damián Suárez conseguiu ir bem na missão de frear o ponta. 

O Botafogo tinha postura mais reativa. Se fechava para sair em contra-ataques. Mas não tinha boa transição ofensiva. Foram 20 minutos de praticamente nenhuma chance criada. Só aos 21, Luiz Henrique foi bem acionado na direita e mandou cruzamento na medida para infiltração de Marlon Freitas. Só que o volante não conseguiu boa cabeçada e mandou para fora. 

O Glorioso passou a gerar desequilíbrio pela direita com Luiz Henrique. Aos 27, o ponta ganhou no mano a mano da marcação e cruzou. Danilo Barboza cabeceou no susto, e Igor Conorado apareceu na sequência para cortar e evitar um gol que parecia certo. 

Quem apareceu do outro lado foi Júnior Santos, que tabelou com Tchê Tchê e avançou até sair na cara do gol. Conorado, mais uma vez, foi decisivo na recuperação e, de carrinho, evitou que a finalização do rival fosse para o gol. 

Faltou aos cariocas uma melhor tomada de decisão no último terço. Apesar de levar certo sufoco nos minutos finais do primeiro tempo, o Timão conseguiu ir ao intervalo com o empate. 

O Bota seguiu rondando a área no segundo tempo. Savarino foi o primeiro a conseguir finalizar, ao completar cruzamento de Danilo Barboza. Mas Carlos Miguel defendeu sem muita dificuldade. Continuava faltando capricho. 

Até que, aos 13 minutos, em ataque rápido, Savarino abriu para Cuiabano na canhota, e o lateral mandou no meio para Júnior Santos, livre, tirar de Carlos Miguel e abrir a contagem na Neo Química Arena. 

Savarino poderia ter marcado o segundo pouco depois. Óscar Romero deixou o venezuelano na cara do gol, mas Savarino hesitou e acabou permitindo que Cacá bloqueasse o chute. A bola ainda ficou dividida com Carlos Miguel. Romero também deixou cara a cara com o goleiro Júnior Santos, que vacilou tanto quanto Savarino e acabou permitindo a chegada de Cáca. O atacante perdeu a bola ao tentar driblar o zagueiro e Carlos Miguel. 

As imprecisões botafoguenses no último terço deixaram o Corinthians sonhar. E Yuri Alberto quase arrancou o empate ao receber na canhota da área. O atacante bateu cruzado, John desviou com o pé e a bola pegou ainda no pé da trave e não entrou. Na sequência, Fausto Vera recebeu cruzamento livre na área e mandou cabeçada no meio do gol. John pegou. 

Os minutos finais foram um verdadeiro sufoco para o Glorioso. Fausto Vera apareceu sempre com protagonismo no último terço. A última chance foi dele: uma pancada de fora da área. A bola passou raspando a trave. 

Fonte: Ogol

Comentários