Ainda sem licitação para obras, contrato de projeto do novo terminal do Aeroporto é prorrogado
Anuncie Aqui
Contrato de projeto do novo terminal do Aeroporto é prorrogado, mas licitação ainda não ocorreu
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) prorrogou o contrato com a Econômica Engenharia e Obras Ltda, responsável pelo projeto de arquitetura do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. A prorrogação, que durará aproximadamente 100 dias, foi publicada no Diário Oficial do Estado em 3 de junho e se estenderá até 4 de agosto deste ano.
No entanto, o processo licitatório para a escolha da empresa que executará as obras do novo terminal ainda não ocorreu. Embora a promessa inicial fosse realizar o certame até o final de março, até o momento ele não se concretizou.
A Seilog esclareceu que essas ações são realizadas por meio de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Secretaria de Aviação Civil (SAC). O projeto do novo terminal passou por cinco etapas de entrega, cada uma sujeita à análise criteriosa da SAC. Atrasos na avaliação das revisões dos projetos submetidos pela SAC levaram a ajustes nos prazos previamente estabelecidos. Atualmente, o projeto está em análise pela SAC, referente à quinta e última etapa.
O novo terminal, incluído no Novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), terá 3,3 mil metros quadrados de área construída e será no formato horizontal. Ele será erguido em outra área ao lado do prédio existente, que continuará operando normalmente quando a pista for liberada. A expectativa é que isso ocorra ainda no segundo semestre de 2024.
Entre as edificações previstas, destacam-se a Central de Utilidades, o Depósito de Resíduos Sólidos, a EPTA (sala de rádio para comunicação com aeronaves), a Seção de Combate a Incêndio e o Terminal de Passageiros. A previsão é que a obra seja concluída aproximadamente dois anos após a licitação.
Antes do fechamento em maio de 2021, o Aeroporto Francisco de Matos Pereira era atendido pelas companhias aéreas Azul e Gol. Com a reabertura do local, espera-se que essas empresas retomem suas operações. Atualmente, os moradores de Dourados e região precisam se deslocar até Ponta Porã ou Campo Grande para viajar de avião .
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários