PIB sobe 0,8% no 1º trimestre impulsionado por consumo e investimento em produção
PIB sobe 0,8% no 1º trimestre impulsionado por consumo e investimento em produção
O PIB do primeiro trimestre de 2024 subiu 0,8% com relação ao último quarto de 2023, com o consumo das famílias mais uma vez ajudando a impulsionar o índice, com crescimento de 1,5%.
Além disso, a Formação Bruta de Capital Fixo, que são os investimentos em maquinário e produção, avançou (4,1%). Isso mostra o caráter privado da expansão do PIB, levando em conta que Despesa de Consumo do Governo registrou estabilidade.
Assim, em relação ao 1º trimestre de 2023, o PIB avançou 2,5%. A Indústria (2,8%) e os Serviços (3,0%) avançaram no período, enquanto a Agropecuária (-3,0%) recuou.
Serviços avançaram 1,4% em relação ao último trimestre de 2023. Agropecuária subiu 11,3%. Por outro lado, a Indústria ficou estável, com leve queda, de 0,1%.
Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã desta terça-feira (4).
Com isso, o desempenho do PIB vem em linha com algumas das projeções mais otimistas do mercado. Veja o que esperavam algumas das principais instituições financeiras.
Fonte: Inteligência Financeira
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários