Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Com projeto em análise final, licitação do terminal do Aeroporto pode ser liberada nos próximos dias

08/06/2024 às 07:04
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Com projeto em análise final, licitação do terminal do Aeroporto pode ser liberada nos próximos dias

Após passar por um período de análise do projeto de arquitetura junto a SAC (Secretaria de Aviação Civil), o processo licitatório para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, será liberado nos próximos dias pelo Ministério dos Portos e Aeroportos.

A obra será executada pelo Governo do Estado com recursos da União através do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e a expectativa é do aval sair já na semana que vem.

“Houve atrasos, contratempos no projeto, e precisou ser adequado. A gente espera que na próxima semana a análise final do Ministério para autorizar o Governo do Estado sobre a licitação e recursos”, afirmou o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) na manhã de sexta-feira (7/6).

Na segunda-feira (3/6), o Governo do Estado publicou através da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), a prorrogação do contrato do projeto arquitetônico do novo terminal com a Econômica Engenharia e Obras Ltda, até 4 de agosto.

Em com a assessoria de imprensa da Secretaria, foi informado que a necessidade desta ampliação do prazo aconteceu justamente por conta das correções realizadas pela SAC antes de autorizar a abertura do processo de licitação para execução dos trabalhos.

“O projeto está estruturado em cinco etapas de entrega, cada uma delas sujeita à análise criteriosa da SAC. Observaram-se atrasos na avaliação das revisões dos projetos submetidos pela SAC, o que implicou a necessidade de reajustes nos prazos previamente estabelecidos. Informamos ainda que o projeto já se encontra em análise pela SAC, referente à quinta e última etapa”, informou.

A expectativa depois de liberada esta parte, é que possa haver a abertura do certame e início dos trabalhos ainda no segundo semestre do ano.

Projeto do terminal 

Em outubro do ano passado, a Seilog apresentou o layout do projeto de como ficará o receptivo do Aeroporto.

Incluído no Novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), quando pronto o local será três vezes maior que o atual.

De acordo com as informações repassadas à imprensa na época, o novo terminal terá 3,3 mil metros quadrados de área construída e será no formato horizontal.

O receptivo será erguido em outra área, ao lado do prédio ainda existente, que continuará operando normalmente quando a pista for liberada.

Entre as edificações, a Central de Utilidades (caixa de água, casa de força, e outros itens) terá 183,47 m²; já o Depósito de Resíduos Sólidos ocupará 54,96 m²; enquanto a EPTA, onde funcionará a sala de rádio que faz comunicação com a aeronave, terá 96,73 m².

A Seção de Combate a Incêndio 368,11 m² e o Terminal de Passageiros, 2.655,37 m².

A previsão da obra ficar pronta após a licitação é de aproximadamente dois anos.

Pista fechada

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira permanece fechado para pousos e decolagens por conta do projeto de ampliação da pista.

Desde maio de 2021, o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro trabalha no local.

Apesar de superar três anos para a construção de uma nova pista de quase dois quilômetros, a promessa agora é de entrega do espaço em junho, para que o município possa iniciar a homologação junto a SAC

No dia 29 de maio, o prefeito Alan Guedes (PP) disse ter recebido a promessa do Exército para que a pista seja repassada finalmente ao município até 15 de junho.

“Essa obra não foi entregue ainda, esperamos este prazo cumprido [15/6] e, assim que chegar, a SAC (Secretaria de Aviação Civil) vai nos notificar. É uma previsão, não dá para saber se vai acontecer ou não”, pontuou.

Hoje, a população da região precisa se deslocar para Ponta Porã (120km) ou Campo Grande (220 km) para pegar um avião.

Antes de fechar, em maio de 2021, o Francisco de Matos Pereira era atendido pela Azul e Gol Linhas Aéreas. A expectativa é que essas empresas retornem após a reabertura do local.

 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias